Veja 9 mitos sobre o vegetarianismo

Veja a matéria completa sobre Veja 9 mitos sobre o vegetarianismo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

É só alguém se tornar vegetariano que as críticas logo chegam. Às vezes construtivas, mas, na maior parte, frutos de um desconhecimento da dieta que será seguida. Afirmações de que o vegetariano ficará desnutrido em pouco tempo, terá anemia profunda ou que por “comer muita salada” não adoecerá jamais são comuns. Mas será que tudo isso é verdade?

Quem é vegetariano não come proteína: mito. Foto: Getty ImagesVegetarianos são mais suscetíveis a doenças relacionadas à falta de alimentação saudável: mito. Foto: Getty ImagesSeguir uma dieta vegetariana quando estiver grávida faz mal à mãe e ao bebê: mito. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVegetarianos podem sofrer com falta de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina B12: mito. Foto: BBCOs vegetarianos tendem a viver menos, já que comem menos proteínas: mito. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVegetarianos têm maior perda muscular na terceira idade, por causa da falta de proteínas: mito. Foto: Thinkstock/Getty ImagesCriança vegetariana é sinônimo de problemas: mito. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVegetarianos nunca ficam doentes, já que só comem alimentos saudáveis: mito. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVegetarianos não engordam, pois só comem saladas: mito. Foto: Thinkstock/Getty Images

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que há vários tipos de vegetarianos. Existem os que deixaram de lado as carnes, mas se permitem comer ovos e beber leite. Há outros que cortam o ovo da dieta. Alguns deixam o leite de lado. Por fim, há aqueles que não comem nada de origem animal: nada de leite ou ovos. O que todos têm em comum são as corriqueiras dúvidas sobre a saúde e a dieta diária. O iG Saúde elaborou uma lista com os mitos mais comuns e pediu para especialistas esclarecê-los. 

>> Confira abaixo os mitos mais comuns sobre vegetarianismo:

Vegetarianos podem sofrer com falta de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina B12
Mito. Segundo a nutricionista do HCor Juliana Dantas a dieta vegetariana é segura quando bem planejada. “Se seguida normalmente, não há o risco de desenvolver uma deficiência nutricional”.

A especialista Cristina Ferreira, da empresa alimentícia Superbom, diz que o vegetariano deve fazer exames regulares para acompanhar a situação das vitaminas no organismo. “Principalmente no caso da vitamina B12, para aqueles que não consomem ovos ou leite”, diz. Com o acompanhamento de um nutricionista, no entanto, todas essas dietas são seguras e, quando bem feitas, não há risco de falta de nutrientes.

Vegetarianos são mais suscetíveis a doenças relacionadas à falta de alimentação saudável
Mito. “Se o vegetariano tiver uma alimentação saudável, equilibrada, com proteínas, vitaminas e minerais, não há impacto negativo na saúde”, explica Juliana.

Segundo Cristina, adeptos da dieta têm até incidência menor de problemas no coração, de diabetes e de colesterol. “De acordo com os cientistas da Universidade de Oxford, o risco de hospitalização e morte por doenças cardiovasculares nos vegetarianos é 32% menor em comparação com as pessoas que consomem carne e peixe”, diz. 

Leia: Como aproveitar bem frutas, verduras e legumes

Quem é vegetariano não come proteína
Mito. Os vegetarianos que consomem ovos e leite comem proteína animal. Já os que não consomem nada de origem animal conseguem a proteína de origem vegetal, explica a nutricionista do HCor.

“Temos a proteína de origem vegetal, vinda das leguminosas, como o feijão, grão-de-bico, lentilha ou soja. As oleaginosas, como nozes e amêndoas, também têm proteína vegetal”, diz Juliana.

Seguir uma dieta vegetariana quando estiver grávida faz mal à mãe e ao bebê
Mito. Juliana diz que as gestantes também podem ser vegetarianas, mas é preciso um acompanhamento médico para assegurar que a dieta está sendo seguida da maneira mais adequada. “Como qualquer gestante, é necessário tomar também um polivitamínico”, explica.

Os vegetarianos tendem a viver menos, já que comem menos proteínas
Mito. “Não há fundamento algum nessa afirmação”, diz Juliana. “Os que seguem a dieta à risca acabam consumindo melhores alimentos, maiores quantidades de vegetais, de legumes, de verduras e de frutas. Com isso diminuem o consumo de gorduras saturadas e acabam sendo até mais saudáveis”.

Se o vegetariano não segue uma boa dieta, no entanto, os riscos de doenças aumentam da mesma forma que acontece em qualquer dieta inadequada.

Veja também: Quer comer bem? Mantenha alimentos saudáveis por perto

Vegetarianos têm maior perda muscular na terceira idade, por causa da falta de proteínas
Mito. “Na verdade, com o passar dos anos e com o envelhecimento, a população inteira sofre com redução da massa muscular”, conta Juliana. Com uma alimentação balanceada e atividade física, os idosos adeptos do vegetarianismo também conseguem manter a massa muscular adequada para a idade.

“Os idosos acabam reduzindo proteínas com o envelhecimento. Mas estudos mostram que os que fazem atividade física mantêm a massa muscular de uma forma melhor do que o sedentário”, diz a nutricionista do HCor.

Criança vegetariana é sinônimo de problemas
Mito. “A criança pode ser saudável, desde que siga a dieta vegetariana de uma forma equilibrada”, afirma Juliana Dantas. Variedade de legumes, verduras e frutas é fundamental.

Vegetarianos nunca ficam doentes, já que só comem alimentos saudáveis
Mito. Juliana explica que qualquer pessoa, por mais que tenha uma alimentação saudável e bons hábitos, pode ficar doente. “O que pode acontecer é diminuir a frequência, mas não podemos falar só em relação à alimentação, já que outros fatores podem influenciar a saúde”, diz.

“Em geral, quem segue uma alimentação equilibrada  –  independente se vem do vegetal ou animal – e faz atividade física, tende a ser menos susceptível a doenças”.

Vegetarianos não engordam, pois só comem saladas
Mito. Vegetarianos podem engordar se não seguirem uma boa dieta. “Se não tiver uma equilíbrio na escolha dos alimentos, aumenta-se o consumo de carboidratos, para saciar. Com isso, aumenta também o consumo de doces e acaba engordando”, diz Juliana.

Leia ainda:
Vegetariano não é tudo igual: veja quatro tipos de pessoas que não comem carne
O desafio de virar vegano

O artigo Veja 9 mitos sobre o vegetarianismo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/48f262a6/sc/19/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A80E130Cmitos0Emais0Ecomuns0Esobre0Evegetarianismo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta