Tomate é aposta certa para barriga sequinha e pele saudável no verão – em Nutrição

O tomate é rico em uma enorme variedade de nutrientes que podem ajudar a conquistar uma barriga sequinha e uma pele incrível. Conheça os benefícios da fruta e como ela vai ajudá-la a chegar com tudo no verão!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Todo mundo sabe que não existe fórmula mágica para conquistar o corpo dos sonhos. O segredo é (e sempre foi!) apostar em uma rotina de treinos aliada a hábitos alimentares saudáveis. E quando o assunto é alimentação, é importante saber quais ingredientes colocar no prato.

De acordo com a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, alguns superalimentos são ótimos aliados para essa missão, como é o caso do tomate,  rico em nutrientes, poderoso antioxidante e ideal para matar a fome a qualquer hora. 

Barriga sequinha e pele saudável

Segundo Renata, o tomate traz uma enorme variedade de nutrientes essenciais capazes de ajudar a conquistar uma barriga sequinha, como: licopeno, betacaroteno, vitamina C, carotenoides, folato, entre outros. “Composto por mais de 90% de água e muito potássio, o tomate tem efeito diurético e é ótimo para quem busca emagrecimento, pois ainda tem baixa caloria, controla a fome, estabiliza os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo e reduz o colesterol”. Além disso, ele ainda “up” na energia, pois é rico em biotina – uma potente vitamina –, e é uma ótima pedida para aliviar a sensação de barriga inchada, pois suas fibras ajudam na digestão e favorecem o bom funcionamento do intestino. 


Já para quem não abre mão de uma pele bonita e saudável, o tomate também é um grande aliado. “Seu licopeno – um pigmento com ação antioxidante, combate os radicais livres, elementos que favorecem o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas, enquanto a vitamina C atua na produção de colágeno, e favorece a renovação da pele e a cicatrização de feridas”, explica a profissional, que ressalta que esta propriedade também ajuda a proteger a pele da ação do sol, fazendo do tomate um alimento ideal para o verão, inclusive para quem quer manter o bronzeado após ir à praia.

Como consumir

Na hora de incluir a fruta na rotina, a dica da nutricionista é consumi-las in natura e cruas para manter a vitamina C, que pode ser facilmente perdida com o calor. Já para aproveitar melhor o licopeno, vale consumir o tomate cozido, principalmente na forma de molho – pois, quando fervido, o licopeno é ativado.  

Um snack saudável e prático a qualquer hora do da são os mini tomates, conhecidos também como tomate-cereja. “Ótima pedida para a correria, principalmente nos dias quentes, eles são docinhos, saborosos, nutritivos e podem ser consumidos sozinhos ou temperados com azeite, orégano e queijos”, indica Renata. 

 

O artigo Tomate é aposta certa para barriga sequinha e pele saudável no verão – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/tomate-e-aposta-certa-para-barriga-sequinha-e-pele-saudavel-no-verao/12084

Deixe uma resposta