Tireoide pode ser uma das culpadas pela infertilidade – em Mulher de Corpo

Dificuldade de engravidar e até mesmo abortos espontâneos podem ter problemas na tireoide como vilões. Fique de olho e cuide-se!

Texto Da Redação | Adaptação Ana Paula de Araujo



Infertilidade pode ser causada por problemas na tireoide

Infertilidade pode ser causada por problemas na tireoide

Foto: Danilo Borges

Se você está com dificuldade para engravidar ou vem sofrendo com abortos prematuros, a culpa pode ser da tireoide, segundo um estudo publicado no jornal ­ The Obstetrician & Gynaecologist. Responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, a glândula anormal – tanto nos quadros de hipotireoidismo (escassez de hormônios) ou hipertireoidismo (em excesso) – pode afetar diretamente a saúde reprodutiva.

“Entre 8% e 12% de todos os abortos espontâneos resultam de fatores endócrinos. Isso é consequência da interferência que as glândulas da tireoide causam na fisiologia reprodutiva, diminuindo as taxas de concepção e aumentando os riscos de hemorragias e problemas durante a gravidez e até mesmo no parto”, explica Assumpto Iaconelli Junior, especialista em medicina reprodutiva do Fertility Medical Group (SP).

Além dos exames específicos, alguns sintomas podem denunciar o problema. Portanto, não ignore cansaço frequente, desânimo, unhas e cabelos enfraquecidos, pele ressecada, dores nas articulações, frio excessivo e perda de libido. Procure um especialista para iniciar o tratamento com rapidez.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319

O artigo Tireoide pode ser uma das culpadas pela infertilidade – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/tireoide-pode-ser-uma-das-culpadas-pela-infertilidade/9227

Deixe uma resposta