Suar muito quer dizer que estou emagrecendo? – em Mulher de Corpo

Acredite: uma pessoa pode eliminar em torno de um litro e meio de líquido por hora de treino através da transpiração. Mas será que isso é sinônimo de emagrecimento? Confira!

Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

Suar bastante quer dizer que estou emagrecendo?

Há quem acredite que suar enquanto pratica exercícios produz resultados melhores, e por isso usa roupas quentes durante a corrida, imaginando que assim consumirá calorias de forma mais rápida e eficiente. Puro engano! Segundo o personal trainer Silvio Cabral, suar e emagrecer não são fatores inter-relacionados, uma vez que a transpiração é composta por água e sais minerais que podem ser rapidamente recuperados com a hidratação.

O verdadeiro responsável pela queima de calorias é o próprio exercício físico. Portanto, estimular a transpiração com roupas de fibras sintéticas, faixas ao redor do abdome ou filme plástico sobre a pele não ajuda em nada na perda de peso e pode causar desidratação e muito calor. A dica é treinar com roupas leves para potencializar o seu rendimento e não correr o risco de ficar pelo caminho.

Vale ressaltar que uma pessoa em movimento pode eliminar em torno de um litro e meio de líquido por hora através da transpiração. E já existem estudos que demonstram que quem pratica exercícios regularmente costuma suar mais porque sua capacidade de resfriamento é mais desenvolvida. À medida que o treinamento e o atleta progridem, mais o suor aparece. Por exemplo: um triatleta pode produzir até quatro litros de suor a cada 60 minutos. 

Via Revista Dieta Já! Ed. 238

O artigo Suar muito quer dizer que estou emagrecendo? – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/suar-muito-quer-dizer-que-estou-emagrecendo/12166

Deixe uma resposta