Sirtfood: conheça a dieta que queima 5kg em 1 mês (sem abrir mão de chocolate e vinho!) – em Dieta de emergência

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira

Você já ouviu falar na dieta sirtfood? Ela foi criada por dois nutricionistas americanos, Aidan Goggins e Glen Matten, e recebe esse nome pois se baseia no estímulo de uma classe de enzimas chamada sirtuína, que está diretamente relacionada a uma série de benefícios, como o envelhecimento saudável, a manutenção de tecidos, a longevidade, o aumento da massa magra e o controle do estresse. Além disso, o consumo de alimentos que favorecem a produção de sirtuínas acaba, de quebra, acelerando o metabolismo e estimulando o funcionamento mais rápido do organismo, fazendo que o corpo queime mais e mais calorias. “A enzima também protege contra inflamações, outro fator que auxilia na perda de peso”, conta Rebeca Lugaresi, nutricionista da Pró Corpo, de São Paulo (SP). “Ela ainda contribui para uma boa noite de sono e uma melhora da memória”, complementa Nádia Neves, professora do curso de Nutrição da Anhanguera, de Brasília (DF). E se tudo isso ainda não foi o suficiente para fazê-la dar uma chance ao método, saiba que ele permite chocolate (na versão amarga) e até vinho! Se interessou? Então vem que a gente ensina como colocar a sirtfood em prática.

Como funciona

O plano alimentar é dividido em duas fases. A primeira, que é a denominada de ataque, tem duração de 14 dias. Nos primeiros três você deve se restringir a, no máximo, 1.000 calorias diárias e montar um cardápio que inclua três sucos sirtfood por dia (confira a receita abaixo) além de alimentos ricos na substância (listamos abaixo os itens da despensa que esbanjam sirtuínas). Nos 11 dias restantes, o valor calórico sobe para 1.500 e aí você pode diminuir o número de sucos para dois por dia, enquanto continua firme na ingestão de refeições ricas nas enzimas. A segunda fase, que recebe o nome de manutenção, também dura duas semanas e tem como ob jetivo controlar e manter os resultados dos primeiros 15 dias. Aí, o foco se afasta da restrição calórica e se volta para a qualidade nutricional das refeições. “A chave para o sucesso nessa fase é continuar incluindo alimentos ricos em sirtuínas aos pratos e apostar no suco sirtfood, nem que seja uma vez ao dia”, ensina Rebeca Lugaresi.

Enzimas para todos os lados

Certos compostos presentes nos alimentos abaixo favorecem a produção das sirtuínas: frutas cítricas, chá-verde, couve, rúcula, vinho tinto, salsa, chocolate amargo, açafrão, alcaparras, cacau, café, nozes, azeite de oliva extravirgem, pimentas, cebola roxa, tofu, morango, maçã e cúrcuma.

Sinal amarelo

Apesar de ser tentadora, nem todo mundo pode colocar a dieta em prática, afinal, a restrição calórica não é para qualquer uma. Pra começar, só quem está com a imunidade em dia deve se aventurar. “Gestantes, lactantes, idosas, diabéticas e pessoas com hipoglicemia também não devem seguir a dieta”, alerta Thais Leite Maciel, nutricionista da SOULight, de Valinhos (SP). Mas se você não faz parte de nenhum desses grupos, então vá em frente. Aí, você pode escolher entre seguir a dieta por dois meses, estendendo a segunda fase por esse mês adicional, ou repetir os 30 dias de alimentação regrada a cada três meses, de acordo com seu objetivo. 

Receita do suco sirtfood

Tempo de preparo: 8 min.
Calorias por porção: 80 cal.
Rendimento: 3 porções

Ingredientes

2 copos grandes de chá-verde
2 folhas de couve
½ maçã verde grande
3 talos de aipo verde com folhas
1 col. (sopa) de salsinha
Suco de ½ limão
½ col. (sopa) de chá matcha
3 col. (sopa) de uva

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma sem adoçar ou coar.

Abaixo, confira o cardápio completo para a dieta sirtfood!

Quer saber mais sobre dietas? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Sirtfood: conheça a dieta que queima 5kg em 1 mês (sem abrir mão de chocolate e vinho!) – em Dieta de emergência
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/dieta-de-emergencia/sirtfood-conheca-a-dieta-que-queima-5kg-em-1-mes-sem-abrir-mao-de-chocolate-e-vinho/11654

Deixe uma resposta