Sem cortar o açúcar: saiba como consumi-lo de um jeito saudável – em Nutrição

Cortar o açúcar não precisa ser a primeira atitude de quem inicia uma dieta. A seguir, saiba por que ele é importante e como consumi-lo de um jeito saudável

Texto Amábile Reis | Edição Helô Oliveira | Adaptação Ana Araujo



Dieta sem cortar açúcar

Nada de cortar o açúcar! Veja como consumi-lo sem prejudicar a saúde

Foto: Shutterstock

Cortar o açúcar é uma das primeiras atitudes que as mulheres tomam ao iniciar uma dieta. Mas antes de excluí-lo do cardápio, saiba que ele tem, sim, sua importância. “Nosso cérebro ama açúcar. A explicação vem da época das cavernas, quando os homens aguardavam meses até poderem comer algo doce, no caso, as frutas da estação. Por esse motivo, toda vez que ingerimos algo docinho, o órgão ativa o sistema de recompensa e temos uma grande sensação de prazer”, afirma a francesa Sophie Deram, nutricionista doutora em endocrinologia e pós-doutora em engenharia agrônoma. “Consumir açúcar é a forma mais eficaz de gerar a energia necessária para encararmos o treino e todas as responsabilidades do dia a dia”, acrescenta a nutricionista Rachel Farias, do Rio de Janeiro.

>> Adoçante pode fazer você engordar, entenda o motivo

A falta de açúcar pode resultar em um quadro de hipoglicemia (quando há quantidade insuficiente de glicose na corrente sanguínea). Como consequência, você pode sentir dor de cabeça, vertigem e tontura. “Estudos indicam, ainda, que se pararmos de consumi-lo completamente, corremos o risco de ter depressão”, alerta Sophie.

Diante disso, o que fazer para não cair de boca nesse doce veneno? A dica é evitar o açúcar refinado, aquele branquinho tradicional – que pode ocasionar problemas cardíacos e doenças como diabete e obesidade –, e apostar no proveniente das frutas e legumes, mais natural, denominado frutose. “A frutose é digerida de forma mais lenta pelo organismo, o que prolonga a sensação de saciedade e controla o apetite”, diz Raquel. No lanchinho da tarde, por exemplo, vá de melancia ou maçã; se for malhar, invista na boa e velha batata-doce.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 328

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Sem cortar o açúcar: saiba como consumi-lo de um jeito saudável – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/sem-cortar-o-acucar-saiba-como-consumilo-de-um-jeito-saudavel/10317

Deixe uma resposta