Sapatos apertados prejudicam o tato, descubra outros fatores de risco – em Mulher de Corpo

Responsável por sensações de bem-estar, o tato pode ser prejudicado por atitudes cotidianas, como usar sapatos apertados. Descubra outros fatores e previna-se

Texto Vand Vieira | Edição Giuliana Cury | Adaptação Ana Araujo



Perda de tato prejudica sensação de bem-estar

Graças ao tato, esse abraço gostoso causa uma grande sensação de bem-estar e saúde

Foto: Pixabay

Há algo melhor que um beijo do namorado, um abraço da melhor amiga, o colo gostoso que só a nossa mãe tem ou um aperto de mão após um trabalho benfeito e entregue no prazo? Pois é, essas sensações causadas pelo tato não fazem bem apenas para a autoestima, não. Fazem bem para a saúde como um todo. Isso porque cada uma dessas ações estimula o organismo a produzir neurotransmissores e hormônios relacionados ao bem-estar, ao amor, à alegria e à satisfação. Tudo de bom, né? Espalhados por toda a extensão da pele estão diversos receptores que transmitem as mensagens captadas (toque, pressão, calor, dor…) para o cérebro por meio da medula espinhal. Veja a seguir quais fatores podem prejudicar o tato.

1. “Cicatrizes e queimaduras, interferem nessa comunicação e podem comprometer a sensibilidade cutânea da região em questão”, pontua Leandro Telles, neurologista, de São Paulo. Por isso, para evitar acidentes domésticos, não deixe de usar luvas ao realizar atividades manuais, como mexer com plantas espinhosas ou panelas e formas quentes.

2. Sapatos muito apertados podem, ao longo do tempo, dificultar a percepção tátil dos pés devido à compressão de nervos, calosidades e cicatrizes durante os meses ou anos de uso. “Dê preferência a modelos mais abertos e confortáveis”, recomenda Leandro Telles.

3. Sabonetes tendem a ressecar a pele, principalmente os utilizados para lavar as mãos. Aí já viu, né? Com as pontas dos dedos tão secas, fica difícil sentir texturas. Use e abuse de cremes hidratantes.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Sapatos apertados prejudicam o tato, descubra outros fatores de risco – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/sapatos-apertados-prejudicam-o-tato-descubra-outros-fatores-de-risco/10273

Deixe uma resposta