Saiba tudo sobre a alfarroba – em Nutrição

A alfarroba faz sucesso entre as adeptas da alimentação saudável, pois essa delícia tem gosto de chocolate em apenas 0,7% de gordura! Conheça tudo o que há para saber sobre ela e incorpore-a em sua rotina

Texto: Caroline Randmer | Adaptação: Nathália Henrique



Saiba tudo sobre a alfarroba

Foto: Shutterstock

O que é a alfarroba e qual é sua origem?

Uma vagem nativa do mediterrâneo semelhante ao feijão com sabor adocicado e coloração marrom. A alfarroba possui pouquíssima gordura em sua composição (mero 0,7%) e não contém lactose ou glúten. “O que usamos no dia a dia é sua farinha, adquirida após um processo de torração e trituração da polpa”, conta Camila Monteiro, nutricionistada clínica Dermagrupo (RJ).


Quais seus principais nutrientes?

Ela é fonte de vitaminas A, E e do complexo B, além de esbanjar cálcio, magnésio, potássio, ferro, fósforo e zinco. “Esse conjunto metabolizam acronutrientes como carboidratos e proteínas, melhora o raciocínio, controla as taxas de colesterol, regula os níveis de açúcar circulantes pela corrente sanguínea, protege o coração, confere energia e disposição, favorece o aumento da massa magra e garante uma pele mais sedosa”, enumera Carolina Furlani, nutricionista (RJ). Também possui um alto teor de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino e proporcionando saciedade de sobra. E se já não bastasse, ainda é rica em antioxidantes (um pouco menos que o cacau), que combatem radicais livres e ajudam na eliminação de toxinas.

Quanto devemos consumir diariamente?

O ideal é que sejam ingeridas duas colheres (sopa) — entre 20 g e 30 g — para garantir seus benefícios. E a boa notícia é que você nem precisa se preocupar com a balança, pois essa quantidade representa, em média, apenas 90 calorias.

Para quem é recomendada?

Não existem contraindicações, já que não há nenhuma substância alergênica ou estimulante em sua composição. Isso quer dizer que a iguaria está liberada para todas as pessoas e idades.

Quem pratica atividade física encontra algum benefício extra na opção?

Por ser rica em cálcio e magnésio, ela é super recomendada para quem adora treinar. Isso porque a dupla melhora o desempenho nos esportes. “Outro trunfo seu é apresentar um baixo índice glicêmico, sendo indicada para antes do esforço para quem quer uma fonte de energia duradoura durante a prática”, explica Alline Cristina Schüncke, nutricionista da Vitalin (SC).

Onde é possível comprar a alfarroba?

O produto pode ser encontrado em praticamente todas as lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 309

O artigo Saiba tudo sobre a alfarroba – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/saiba-tudo-sobre-a-alfarroba/6912

Deixe uma resposta