Saiba quando você realmente está com fome – em Dieta de emergência

O que faz seu corpo pedir comida nem sempre tem a ver com apetite. Veja como identificar quando você realmente precisa comer e não desandar a dieta

Texto Vand Viera | Adaptação Ana Paula Ferreira



Saiba como identificar quando você realmente sente fome.

Foto Pixabay

Cansaço, ansiedade, tristeza, estresse. Muitas vezes, o que faz seu corpo pedir comida não tem a ver com apetite. “É o que chamamos de fome emocional, uma espécie de mecanismo de recompensa em que os alimentos acabam funcionando como válvula de escape”, diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 


Quando essa compulsão é resultado de alguma situação específica (uma discussão ou crise no trabalho, por exemplo) ou da dificuldade de lidar com nossos sentimentos, tende a estar relacionada ao desequilíbrio de hormônios que, direta ou indiretamente, estão ligados a fome, saciedade e estresse (grelina, leptina e cortisol).

Aprender a saber quando você realmente está com fome é, portanto, fundamental para controlar a fome emocional antes de avançar na comida. Confira a seguir:

Quando comer

Seu estômago parece vazio
Seu estômago está roncando e doendo

Quando não comer

Você não está com fome, apenas com vontade de comer alguma coisa
Você quer comer, mas não qualquer coisa, tipo uma maçã

Quando já deveria ter comido (e, por isso, talvez coma mais do que o necessário)

Seu estômago e sua cabeça estão doendo
Você está irritada e não consegue se concentrar – a não ser em comida

Quer conferir mais mais dicas sobre alimentação e dieta? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Saiba quando você realmente está com fome – em Dieta de emergência
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/dieta-de-emergencia/saiba-quando-voce-realmente-esta-com-fome/10661

Deixe uma resposta