Saiba quais são os vilões da memória – em Mulher de Corpo

Por Caroline Randmer/ Adaptação Rebecca Nogueira Cesar



Conheça quais são os vilões da memória

Conheça quais são os vilões da memória

Foto: Danilo Borges

Atitudes da rotina favorecem os lapsos de memórias que temos ao longo do dia. Ariane Machado Pereira, nutricionista da Naturalis (SP), ensina como evitá-los! 

Privação de sono

Dormir pouco atrapalha o cultivo das lembranças. Durante a noite, o cérebro fica em um estado de baixa atividade. Ele processa, seleciona e grava os acontecimentos do dia. Isso vale tanto para grandes eventos quanto para o lugar onde o controle remoto foi colocado. Uma noite em claro ou mal dormida compromete a memória de todos os feitos das últimas 24 horas.

Tabagismo

A nicotina em si é um estimulante e, em geral, não prejudica a cuca. Agora, doenças causadas pelo fumo excessivo, como as que atingem o coração e o cérebro, essas sim podem fazer a cabeça esquecer muita coisa.

Gordura Saturada


O consumo excessivo de alimentos industrializados propicia processos inflamatórios que afetam o funcionamento das células nervosas. Isso acelera a perda de memória.

Carne Vermelha

Ela estimula a produção de substâncias tóxicas para os neurônios, caso da homocisteína, que, em longo prazo, favorece o aparecimento de doenças como Alzheimer. 

Álcool

As bebidas alcoólicas causam um déficit temporário de memória, atenção e aprendizado. Matam os neurônios e prejudicam a formação de novas células cerebrais.

O artigo Saiba quais são os vilões da memória – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/saiba-quais-sao-os-viloes-da-memoria/3889

Deixe uma resposta