Saiba quais hábitos ajudam a manter o coração saudável – em Mulher de Corpo

Adotar hábitos saudáveis no dia a dia ajuda a garantir uma vida longa e saudável. Confira a seguir dicas para evitar doenças cardiovasculares

Por Nathália Henrique e Kelly Miyazato | Adaptação Ana Paula Ferreira



Veja 9 dicas para manter seu coração saudável.

Foto Shutterstock

Adotar medidas saudáveis em nosso dia a dia para garantir uma vida longa e livre de doenças cardiovasculares é uma tarefa que quanto mais cedo adquirida, melhor.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) essas doenças são as principais causas de morte em todo mundo!

A seguir, listamos algumas dicas do cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa (SP), Marcelo Sobral, que ajudam a manter o coração saudável e previnem problemas como acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e infarto

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso

O cigarro é um grande vilão para o coração. Fumar aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, além de contrair as artérias causando graves descontinuações nos batimentos cardíacos. Já a ingestão sem moderação de bebidas alcoólicas pode levar o coração a sérias complicações como: arritmias e enfraquecimento das células musculares cardíacas.


Consuma alimentos saudáveis

Com a correria do dia a dia, tornou-se cada vez mais comum optar por soluções práticas, o consumo de comidas industrializadas que muitas vezes são ricas em sódio e gordura, além do açúcar, são grandes inimigos do coração. O recomendado para aqueles que desejam proteger seu coração é abusar de frutas, legumes, cereais e peixes. 

Controle o colesterol

Alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como os alimentos gordurosos, industrializados, embutidos, entre outros, aumentam o colesterol ruim no sangue, sem apresentar sintomas. Com isso, se torna possível desenvolver aterosclerose.

Faça um check-up regularmente

Esperar que os sintomas apareçam é um grande erro cometido pela maioria dos pacientes que chegam aos consultórios médicos. O check-up cardiológico é fundamental, mesmo para indivíduos saudáveis e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, independente do sexo, a partir dos 30 anos ou quando o especialista julgar necessário. Estar sempre atento à saúde é muito importante para prevenir as doenças cardiológicas e evitar mortes súbitas.

Fique de olho no diabetes

A diabetes caracteriza-se pelo aumento de açúcar no sangue. Essa doença aumenta o risco de doença o risco de mortalidade em por doença aterosclerótica e infarto do miocárdio.

Controle seu peso

O excesso de peso é extremamente prejudicial à saúde. O ideal é manter o Índice de Massa Corporal entre 18,5 – 24,9 kg/m² para adultos e entre 22-27 kg/m² para pessoas acima de 60 anos.

Pratique atividade física

A prática de atividade física reduz o risco de doenças associadas ao coração. Este é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do organismo em associação à alimentação.

Fique atento à circunferência de cintura ideal

A circunferência de cintura aumentada representa um grande risco de desenvolver doenças cardiovasculares.  A circunferência ideal para o sexo feminino é abaixo de 80 cm. De 80 a 88 cm, consideramos risco moderado. A partir de 88 cm, o risco já passa a ser aumentado para o desenvolvimento de alguma doença do coração. Já para o sexo masculino, o ideal é abaixo de 94 cm. De 94 a 102 cm consideramos risco moderado. A partir de 102 cm, o risco já passa a ser aumentado.

Controle sua pressão arterial

A hipertensão arterial aumenta os riscos de derrame, infarto, insuficiência cardíaca, entre outras doenças. Controle a quantidade de sódio na dieta.

 

O artigo Saiba quais hábitos ajudam a manter o coração saudável – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/saiba-quais-habitos-ajudam-a-manter-o-coracao-saudavel/10696

Deixe uma resposta