Saiba quais frutas podem manchar a pele no sol – em Cuidados com o corpo

Você sabia que o limão não é a única fruta que pode causar manchas na pele exposta ao sol? Saiba quais são as outras e porque isso ocorre!

Por Mayara Neves | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira


Você sabia que a já conhecida mancha causada pelo limão, quando a pele é exposta ao sol, também pode acontecer com outras frutas? A vilã é a uma substância chamada furanocumarina e é encontrada em todas as frutas cítricas, além de aipo e salsinha.

Anote aí: limão, laranja, tangerina, kiwi, abacaxi, acerola, maracujá etc. “O que acontece é uma dermatite de contato irritativa fototóxica. Ou seja, quando a pele sofre uma inflamação causada por uma substância exposta aos raios solares. Não é uma alergia verdadeira, porque não depende do sistema imunológico”, explica Giselle Sanches, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O sintoma é muito parecido com uma queimadura solar, mas aparece apenas no local que estava com os resíduos da substância. A pele pode levar meses para voltar ao seu tom normal. Até isso acontecer, é importante aplicar constantemente o protetor solar e evitar ao máximo a exposição aos raios UV.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele no verão? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui

O artigo Saiba quais frutas podem manchar a pele no sol – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/saiba-quais-frutas-podem-manchar-a-pele-no-sol/12277

Deixe uma resposta