Saiba porque o ovo é um dos alimentos mais completos que existem – em Pergunte ao especialista

Eles são alguns dos ingredientes mais presentes no cardápio de quem quer manter uma dieta saudável, devido à alta quantidade de benefícios que oferecem ao organismo. Confira quais são eles!

*Por Eduardo Magalhães

É verdade que o ovo é um dos alimentos mais completos que existem?

Sim, tem todas as vitaminas, minerais e aminoácidos necessários para a saúde. É um alimento importante para a visão, pela presença do carotenoide luteína na gema, e para a prevenção de Alzheimer, por conter colina, vitamina excelente para o sistema nervoso central.

Os ovos caipiras contêm pirroloquilonina quinona (PQQ), um antioxidante poderoso, que ativa o sistema imune, aumenta os níveis de energia e melhora a função cognitiva e a memória. E, ao contrário do que se acreditou por muito tempo, confirmado por diversos estudos, a gema não mostrou relação com o aumento do colesterol. Pelo contrário, ela diminui os níveis de LDL (colesterol vilão) e da placa aterosclerótica, porém esse efeito se anula quando o ovo é frito em óleo de soja, canola ou margarina. Deve-se optar por azeite, óleo de coco ou manteiga (a clarificada é ainda melhor).

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Saiba porque o ovo é um dos alimentos mais completos que existem – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/saiba-porque-o-ovo-e-um-dos-alimentos-mais-completos-que-existem/12098

Deixe uma resposta