Saiba mais sobre o CrossFit – em Treino aeróbico

Texto Isadora Couto



Saiba mais sobre o CrossFit

Foto: Christian Parente

O CrossFit é um programa de treinamento que trabalha movimentos funcionais, constantemente variados em alta intensidade, e tem como objetivo principal a melhora das dez capacidades físicas. Tais como: resistência cardiovascular e muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O principal objetivo da modalidade é o compromisso com seus praticantes e a melhora do condicionamento físico geral.

O crescimento do CrossFit se deu de forma rápida, atualmente o Brasil conta com mais de 382 boxes oficialmente cadastrados na crossfit.com, sendo 185 deles localizados na cidade de São Paulo. A tendência do mercado dos ‘exercícios funcionais’ vem ganhando cada vez mais espaço no mercado fitness, basta perceber o crescimento dos locais destinados á exercícios funcionais dentro das grandes academias tradicionais em musculação. 

“As pessoas que mais procuram a modalidade são aquelas que já tiverem experiência com algum esporte; aqueles que não gostam de musculação, ou até mesmo aqueles que já se cansaram e querem outro tipo de atividade que lhes proporcione mais motivação”, disse Felippe Norimatsu, treinador da CrossFit Itaim (SP). A modalidade vem sendo gradativamente mais aceita e estudada por especialistas da área e de forma cautelosa, indicada para todos.

É muito perceptível aos participantes assíduos e compromissados, a redução de peso, a melhora na composição corporal, e desenvolvimento da massa muscular e sua definição. Além das melhoras no estado físico, é muito importante ressaltar os benefícios no estado psíquico. “Por se tratar de uma aula coletiva, o treino melhora aspectos sociais, e o fator “surpresa” do treino de cada dia, estimula a superação, aumenta à confiança, o autoconhecimento, a autoestima, a concentração e a empatia pelo esforço do próximo”, disse Felippe.

Embora o CrossFit tenha tido uma ótima aceitação, a modalidade já sofreu e ainda sofre alguns preconceitos , e grande parte deles são as comparações feitas à outras  modalidades específicas e com objetivos específicos. “Justamente porque esta modalidade não trabalha especificidade, e se o objetivo do praticante for correr uma maratona, ou participar de alguma competição esportiva específica, o CrossFit o ajudará como parte dessa preparação, mas será necessário a complementação com a atividade objetivada”, complementa Felippe.

 

Veja alguns famosos que praticam o CrossFit:

O artigo Saiba mais sobre o CrossFit – em Treino aeróbico
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-aerobico/saiba-mais-sobre-o-crossfit/8661

Deixe uma resposta