Saiba como o funcionamento da tireoide interfere no corpo – em Mulher de Corpo

Queda de cabelo excessiva, alteração drástica de peso e falta de disposição para o treino são só alguns dos indícios de que há algo errado com a tireoide. Saiba como o funcionamento da glândula interfere em diversas partes do corpo!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira



O funcionamento da tireoide pode influenciar outras partes do corpo

Foto Shutterstock

A tireoide fica no pescoço, abaixo da laringe, mas o desempenho dessa glândula pequenininha afeta seu corpo dos pés à cabeça. Direta ou indiretamente, todos os processos do organismo dependem dela. “Os hormônios produzidos pela tireoide (T3 e T4) controlam a entrada de energia nas células. Logo, regulam o ritmo em que os órgãos trabalham”, explica Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Ou seja, quando essa glândula passa a produzir mais ou menos hormônios do que o necessário, o organismo entra em “crise” devido a alterações metabólicas. “Muitas vezes, não se sabe por que ocorrem essas disfunções, classificadas como hipotireoidismo e hipertireoidismo”, diz o profissional. 


Descubra como o funcionamento da tireoide interfere de diversas formas no corpo e na aparência:

Cabelo

O hipertireoidismo acelera a reposição celular do couro cabeludo, o que deixa as madeixas mais finas, oleosas e quebradiças. O hipotireoidismo, por sua vez, lentifica o crescimento dos fios, que ficam secos e grossos. Resumindo: queda livre em ambos os casos.

Peso

Como a tireoide comanda o metabolismo, seu ritmo é determinante para a direção aonde vai o ponteiro da balança.

Ossos

Pesquisas sugerem que o hipertireoidismo acelera a perda de massa óssea, e pode representar um atalho para a osteoporose.

Cérebro

Baixos níveis de hormônios tireoidianos dificultam as funções cognitivas. Quando esses índices estão nas alturas, a cabeça fica a mil por hora, causando estresse e ansiedade.

Coração

Esse cabo de guerra também se reflete nos batimentos cardíacos, que disparam ou despencam de acordo com as taxas de T3 e T4.

Fertilidade

Má notícia para quem sofre de TPM ou quer engravidar: a lista de prejuízos relacionados a essa bagunça hormonal inclui alterações no ciclo menstrual e na ovulação.

Pele

Tireoide preguiçosa? A renovação celular sai perdendo e o resultado é uma epiderme sem viço e ressecada.

Quer saber dicas sobre saúde? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Saiba como o funcionamento da tireoide interfere no corpo – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/saiba-como-o-funcionamento-da-tireoide-interfere-no-corpo/10813

Deixe uma resposta