Saiba como investir em um cardápio sem carne vermelha – em Nutrição

Abolir a carne vermelha do cardápio nem sempre é uma decisão fácil. Mas se você estiver disposta, nós ensinamos o que precisa saber para não prejudicar a sua saúde

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique



Saiba como investir em um cardápio sem carne vermelha 

Foto: Danilo Tanaka

Tirar a carne vermelha do seu cardápio significa uma redução na ingestão de gordura saturada, colesterol, hormônios, antibióticos, agrotóxicos e nitratos. “Essas substâncias são danosas e estão relacionadas ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e obesidade”, comenta Eric Slywitch, médico nutrólogo e diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira (SP).

Apesar dos benefícios, muita gente ainda tem receio de como iniciar o processo e o que poderá sentir. O primeiro passo é substituir 100 g de carne por uma concha de feijão. “Com essa troca, a totalidade dos nutrientes é preservada”, garante o médico. E se sua preocupação for em relação aos efeitos colaterais, anime-se.

A tendência na primeira semana é se sentir leve, pois a digestão fica mais fácil. “A mudança é imediata!” Veja como montar seu prato depois:


¼ de cereais (arroz, milho,trigo…)

¼ de leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico,lentilha…)

½ de verduras e legumes

1 fruta (de sua preferência)

O artigo Saiba como investir em um cardápio sem carne vermelha – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/saiba-como-investir-em-um-cardapio-sem-carne-vermelha/6815

Deixe uma resposta