Saiba como fazer uma boa dieta com 14 dicas – em Dieta de emergência

Gostosa, saudável e sem neuras: é assim que toda dieta deve ser. Para ajudá-la a cumprir esses requisitos, ensinamos como fazer uma boa dieta e emagrecer de verdade

Texto Ana Paula de Araujo 



Como fazer uma boa dieta

Como fazer uma boa dieta? Siga as dicas e aprenda!

Foto: Danilo Borges

Emagrecer de verdade está muito longe de restrições malucas, comidas sem gosto e estômago vazio. Para te ajudar na missão de eliminar os quilos extras (e não deixá-los voltar), escalamos Ana Luísa Vilela, nutróloga (SP), que explica como fazer uma boa dieta em 14 passos. Anote!

1.  O princípio básico do emagrecimento é consumir menos calorias do que gastamos, assim, o organismo usa as reservas de energia (incluindo a gordura) como combustível para sobreviver. Por isso, é fundamental fazer atividades físicas, que aumentam o número de calorias gastas e levam o corpo a recorrer às reservas. Em alguns sites, como o Gympass, é possível comprar passes diários em várias academias, aumentando o leque de opções de modalidades. Ótima estratégia para experimentar aquela aula e, quem sabe, adorar e continuar praticando-a.

2. Fuja de dietas cheias de restrições alimentares, principalmente aquelas que pregam cortar um grupo alimentar, como o carboidrato.


3. Se pintar alguma vontade, não se proíba, basta ser moderada. Recompense em outras refeições ou até mesmo na academia, assim, é mais fácil levar a dieta para o resto da vida e fugir do efeito sanfona.

4. A dieta ideal deve se adaptar à sua realidade. Então, se você malha e procura ganhar massa muscular, por que adotar um cardápio pobre de calorias e carboidratos?

5. Aposte em pratos gostosos, afinal, ser light não significa abrir mão do sabor. Se a dieta não agradar o paladar, as chances de largá-la no meio caminho são muito grandes. Por isso, solte a criatividade na hora de preparar sua comida! Para te ajudar, temos uma sessão recheada de receitas light, clique aqui para conferir.

6. Fuja daquelas dietas que pregam o jejum. Isso porque ficar mais de três horas sem se alimentar é encarado como uma ameaça pelo corpo, que reduz a velocidade do metabolismo para estocar mais energia – neste caso, gordura. E você não quer isso, certo?

7. Invista nas fibras para matar a fome. Comer um prato de alface? Pode. Ingerir alimentos integrais? Deve! 



Como fazer uma boa dieta

Abusar das frutas ajuda a matar a vontade de comer doces

Foto: Danilo Borges

8. Seja criativa para driblar a vontade comer doces. Frutas, gelatinas, chocolates com alto teor de cacau, alfarroba… o céu é o limite. “Estudos mostram que comer um pedacinho de chocolate 90% cacau diminui até 15% o consumo diário de doces. Mas isso só vale para este percentual”, aponta Ana Luísa.

9. “É muito importante encontrar prazer em atividades além da comida, assim fica fácil trocar as guloseimas”, aconselha. Ótima oportunidade para ir mais ao cinema, encontrar um esporte que ama, fazer aquele curso que você vem adiando há tempos e se dedicar a um hobbie.


10. Ao surgir alguma dúvida ao montar o cardápio no dia a dia, o site Prato Saudável, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP) ensina a transformar a famosa pirâmide alimentar em algo prático. 

11. Insista na dieta por, pelo menos, 90 dias. Depois desse tempo, o cérebro já terá registrado isso como um hábito.

12.  Maneire nas bebidas alcoólicas para reduzir as calorias ingeridas. Se não der para segurar a vontade, consuma imediatamente três copos de água a cada dose. Outro truque é diminuir o volume do álcool misturando água tônica na caipirinha e outros drinks. Além disso, dê preferência ao vinho, que tem resveratrol (que reduz o mau colesterol e protege o coração).

13. Mantenha um diário alimentar para ter mais noção do que come – afinal, quem nunca saiu da linha e nem percebeu? Observando o que você come, é mais fácil corrigir erros e vícios.

14. Anote suas metas e desejos. Isso ajudará a medir os resultados e dar mais ânimo para continuar. Mas nada de ficar na neura, ok?

O artigo Saiba como fazer uma boa dieta com 14 dicas – em Dieta de emergência
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/dieta-de-emergencia/saiba-como-fazer-uma-boa-dieta-com-14-dicas/9011

Deixe uma resposta