Saiba como fazer o autoexame de tireoide – em Mulher de Corpo

Para detectar um tumor na tireoide, o mais eficiente é agendar um exame de ultrassom, mas um autoexame simples também pode ajudá-la a descobrir nódulos. Confira como ele pode ser feito!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira



Aprenda a fazer o autoexame de tireoide

Foto Shutterstock

O desempenho da tireoide pode afetar todo o seu corpo dos pés à cabeça, já que, direta ou indiretamente, todos os processos do organismo dependem dela. “Os hormônios produzidos pela tireoide (T3 e T4) controlam a entrada de energia nas células. Logo, regulam o ritmo em que os órgãos trabalham”, explica Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Alarme falso

Talvez você já tenha lido ou ouvido falar que a reclassificação recente de um tumor na tireoide significaria o fim da necessidade de remoção da glândula, mas não é bem assim. “Trata-se de um tumor específico, que representa cerca de 8% dos malignos de tireoide”, esclarece Erivelto Volpi. “A cirurgia continua sendo necessária, mesmo que removendo parcialmente a glândula.” Vale lembrar que nem sempre um tumor altera a atividade da tireoide, podendo ser um inimigo silencioso. Para detectá-lo, o mais eficiente é agendar um exame de ultrassom, mas um autoexame simples também pode ajudá-la a descobrir nódulos. Veja como fazer:

– Utilize um espelho de mão para observar a parte inferior frontal do seu pescoço.

– Com a cabeça inclinada para trás, beba um gole de água. Se notar alguma saliência ou elevação na região, procure um médico.

Quer conferir mais informações sobre saúde? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Saiba como fazer o autoexame de tireoide – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/saiba-como-fazer-o-autoexame-de-tireoide/10825

Deixe uma resposta