Saiba a diferença entre lentes de contato dentais e facetas de porcelana

Veja a matéria completa sobre Saiba a diferença entre lentes de
contato dentais e facetas de porcelana e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.


Semelhantes às lentes de contato oculares, as lentes de contato dentais não necessitam de anestesia

shutterstock/Reprodução

As lentes de contato dentais e as facetas em porcelana caíram tanto no gosto dos famosos quanto do público em geral, afinal, elas causam uma transformação no sorriso, melhorando, e muito, a aparência de uma pessoa.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi diz a Maria João como são feitas as lentes de contato dental

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a procura por lentes de contato
dental subiu cerca de 300% ao ano no Brasil e esse índice não para mais de subir e vem ultrapassando as expectativas.

Todo mundo quer estar na moda, e a moda agora são dentes brancos e alinhados.

Lentes de contato dentais

As lentes de contato são muito finas, a espessura varia entre 0,2 e 0,4 milímetros. O que significa que elas são bem parecidas com as lentes de contato ocular.

Além disso, nem sempre é necessário desgaste nos dentes para a colagem das lentes, sendo indicadas para pequenas correções no sorriso como dentes curtos, diastema – espaço entre os dentes -, dentes desalinhados e pequenas correções estéticas.

Leia também: Dr. Bruno Puglisi conta a Maria João sobre as vantagens do implante de cerâmica

Outra grande vantagem é que, na maioria dos casos, nem anestesia é necessário. Essas lentes nada mais são do que as facetas cerâmicas, utilizadas há anos, só que com uma espessura muito menor e com uma resistência superior, realizadas com cerâmicas injetadas.

Facetas de porcelana

Já as facetas de porcelana têm espessura entre 0,5 e 1,2 milímetros. E para serem confeccionadas é necessário desgastes nos dentes e uso de anestesia local.

Porém, podem fazer uma transformação total no sorriso, corrigindo grandes imperfeições, desde dentes bem escuros, dentes quebrados, desgastados, dentes manchados e tortos e também, muitas vezes, podem dispensar o uso do aparelho dental para correção estética,  já a grande desvantagem está no desgaste dental.

Segundo o cirurgião buco maxilo facial Dr. Bruno Puglisi, o importante sempre é uma avaliação profissional de cada caso, um bom planejamento e utilização de materiais adequados e laboratórios capacitados para não serem feitos sorrisos artificiais, muito brancos, dentes quadrados e grandes, fora do padrão estético, como tem se observado por ai.

E é preciso ter cuidado, pois a cobertura dos dentes com porcelana não previne cáries, então uma má higiene pode trazer problemas periodontais e cáries nas partes não cobertas.

Leia também: Aparelhos dentais invisíveis? Conheça as vantagens dos alinhadores transparentes

O artigo Saiba a diferença entre lentes de
contato dentais e facetas de porcelana foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/colunas/bruno-puglisi-odontologia/2017-06-01/lentes-contato-e-facetas-porcelana.html

Deixe uma resposta