Ressecamento vaginal: saiba como reverter este problema – em Mulher de Corpo

Pouco se fala sobre um dos maiores desconfortos vivenciados pela mulher: o ressecamento vaginal. Saiba por que este problema acontece e como é possível revertê-lo.

Por Juliana Vaz | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Lubrificantes solúveis e hidratantes intravaginais são os principais métodos

para tratar o problema / Foto Shutterstock

Que nós vivemos uma montanha-russa hormonal todo mundo sabe: os efeitos da TPM já se tornaram comuns em qualquer roda de conversa feminina. Mas pouco se fala sobre um dos maiores desconfortos vivenciados pela mulher: o ressecamento vaginal.

Um estudo sobre o problema e como ele afeta a vida da mulher foi realizado pela Teva Farmacêutica, uma das líderes da indústria de medicamentos genéricos, que aponta dados preocupantes: 20% das mulheres entrevistadas afirmaram não saber o que é ressecamento vaginal, mesmo indo ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano; e 40% afirmaram que apesar da falta de lubrificação durante a relação sexual e o incômodo que sentiram, não pensaram que pudesse ser algo sério e que requer tratamento.  Mas é. “Mulheres jovens não costumam falar sobre o tema, pois acham que é uma fase, ou que o problema surgirá apenas quando envelhecerem”, diz Maria Elisa Noriler, ginecologista e obstetra, de São Paulo (SP).


Fatores como pós-parto, amamentação, medicamentos usados no tratamento de câncer de mama e o uso contínuo de pílulas anticoncepcionais podem diminuir a lubrificação vaginal drasticamente. “Apesar da baixa concentração de hormônios das pílulas modernas, o anticoncepcional diminui a produção do estrogênio e altera o pH da vagina, causando o ressecamento em algumas pacientes”, explica a médica. 

Lubrificantes solúveis e hidratantes intravaginais são os principais métodos para tratar o problema; já o uso de estrogênios como forma de reposição hormonal só é indicado para mulheres que enfrentam o climatério e a menopausa.

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Ressecamento vaginal: saiba como reverter este problema – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/ressecamento-vaginal-saiba-como-reverter-este-problema/11506

Deixe uma resposta