Quer parar de beliscar o dia todo? Jogue Tetris! – em Dieta de emergência

Recorrer ao game clássico dos anos 1980 manda embora a compulsão por comida, refrigerante e até por café e cigarro. Saiba o motivo

Texto Ana Paula de Araujo



Jogar Tetris alivia a vontade de beliscar

Jogar Tetris alivia a vontade de beliscar

Foto: Fábio Mangabeira

Que atire a primeira pedra quem nunca teve vontade de ficar beliscando ao longo do dia. Para psicólogos da Universidade de Plymouth (Reino Unido) e da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália), a solução pode ser simples: jogar Tetris. Além de diminui a compulsão por comida, a atividade também atenua o desejo obsessivo por café, álcool, cigarro, dormir e até por sexo em aproximadamente um quinto.

Durante uma semana, os pesquisadores pediram para que 31 pessoas de 18 a 31 anos informassem, ao menos sete vezes por dia, qualquer tipo de vontade incontrolável que tivessem. Dessas, 15 jogaram Tetris por três minutos imediatamente após o episódio e, então, reportaram novamente seus níveis de compulsão. As demais ficaram no grupo de controle. Ao final, concluiu-se que recorrer ao clássico dos anos 1980 diminuiu o desejo por alimentos, álcool, cigarro, café e outras atividades de 70% para 56%.

Para os estudiosos, sentir estes desejos arrebatadores envolve imaginar-se fazendo aquilo. Então, jogar algo que seja visualmente interessante ocuparia os processos mentais responsáveis por essa visualização – afinal, fica difícil pensar naquela barra de chocolate e jogar Tetris ao mesmo tempo, não é mesmo?

O artigo Quer parar de beliscar o dia todo? Jogue Tetris! – em Dieta de emergência
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/dieta-de-emergencia/quer-parar-de-beliscar-o-dia-todo-jogue-tetris/9240

Deixe uma resposta