Queijo cottage: fa?a em casa a receita que enxuga a barriga – em Nutri??o

É possível deixar o lácteo na dieta e economizar nas calorias. Saiba como usar o ingrediente para ganhar massa magra, derreter a gordura e mandar embora até 4 kg por mês

Texto Mariana Vieira | Foto: Marcelo Resende | Adaptação web: Estela Lopes

Magro e versátil, o cottage conquistou quem busca o mínimo de calorias, mas não abre mão dos nutrientes. Cheio de benefícios que o tornam um aliado do emagrecimento, ainda é um ingrediente que vai bem em pratos doces e salgados. A nutricionista Michelle Parreirade Campos, da Clínica Namastê (SP), explica que esta variedade possui o menor teor de gordura entre todos os tipos de queijos.

“Pode ser considerado uma boa fonte de proteínas por conter, em sua composição, a caseína, nutriente absorvido lentamente pelo organismo que favorece o aumento demassa magra”, pontua. Quer mais? Ele segura a fome, exatamente por ser um alimento bastante proteico. A nutricionista clínica Bianca Vieirade Souza (SP) aponta que nem as gordurinhas escapam dele, já que o alto índice de ácido linoleico do cottage e vita que elas se acumulem naregião do abdome. Adeus, barriga!

Melhor escolha
Além de parceiro da boa forma, seu consumo traz diversos benefícios à alimentação. “Ele faz parte da classe de queijos brancos e é um excelente alimento, graças ao seu baixo teor de calorias e riqueza proteica em relação a outros tipos do mesmo grupo, como creme de ricota e minas, por exemplo”, ressalta Bianca. Michelle acrescenta ainda que ocottage é rico em cálcio, vitaminas do complexo B e magnésio.

“Ele também contém selênio, um poderoso agente contra o envelhecimento. ”Bianca sugere que ele seja incluído no café da manhã como recheio de um lanche, crepioca ou omelete. “Pode também ser utilizado em patês diversos, receitas de pães, saladas, massas e sobremesas”, completa. Por ser facilmente encontrado em mercados ou feito em casa a partir de uma receita caseira, não é difícil incluí-lo no dia a dia. 
Segundo a nutricionista Michelle, é possível reduzirem torno de 3 a 4 kg por mês incluindo alimentos pobres em gorduras como o cottage na alimentação, desde que se siga uma dietae quilibrada de acordo com cada metabolismo e exercícios direcionados.

Do jeito certo
Quanto aos cuidados na ingestão, Bianca explica que o queijo deve ser evitado por quem segue uma dieta com restrição de proteínas. “Não deve ser utilizado também em preparações de almoço e jantar por quem tem anemia, pois o cálcio nele contido atrapalha a absorção de ferro das refeições”, acrescenta.

As hipertensas devem preferir a opção caseira, que conta com menos sódio na composição. Para quem quer perder peso, a especialista sugere buscar um profissional para verificar as quantidades recomendadas de acordo com o seu plano alimentar. Para garantir as quantidades ideais de cálcio e nutrientes, ela recomenda associar a ingestão do cottage a outros derivados de leite,que, somados, devem corresponder a um número entre 2 e 3 porções diárias. “Desta maneira, estaremos coma saúde sempre em dia”, completa. A seguir, você confere receitas elaboradas por Bianca para incluir este ingrediente no cardápio e garantir todos os seus benefícios, do café da manhã à sobremesa

O artigo Queijo cottage: fa?a em casa a receita que enxuga a barriga – em Nutri??o
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.com.br/dieta/dieta/nutricao/queijo-cottage-faca-em-casa-a-receita-que-enxuga-a-barriga/12578

Deixe uma resposta