Quanto devemos consumir de proteínas para ganhar músculos? – em Pergunte ao especialista

Como não armazenamos proteína em nosso corpo, precisamos consumir proteína várias vezes ao dia. Descubra qual é a quantidade ideal!

*Por Eduardo Magalhães | Foto Shutterstock

Quanto devemos consumir de proteínas para ganhar músculos?

Isso pode variar bastante de acordo com as especificidades metabólicas de cada um, mas, de maneira geral, 2g/kg de massa magra (para saber é preciso uma avaliação da composição corporal, que pode ser com uma bioimpedância ou pelas dobras cutâneas) são suficientes para o organismo manter um balanço nitrogenado positivo, algo fundamental para o ganho de músculos. 

Como não armazenamos proteína em nosso corpo, precisamos consumi-la várias vezes ao dia, e sem exageros, já que sua absorção por vez também é limitada. Ou seja, quantidades pequenas, em torno de 20 g, várias vezes ao dia, é ideal. 


Estudos apontam que o consumo de proteína no período pós-treino também ajuda no ganho de músculos. Mas é fundamental uma avaliação nutricional para quem deseja ganhar massa magra, pois são vários fatores que precisam ser levados em conta para elaboração de um plano alimentar adequado.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

Quer conferir mais dicas de nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Quanto devemos consumir de proteínas para ganhar músculos? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/quanto-devemos-consumir-de-proteinas-para-ganhar-musculos/12182

Deixe uma resposta