Quais são os riscos do consumo de sódio para o corpo? – em Pergunte ao especialista

Costuma abusar do sódio e dos alimentos que possuem muito deste mineral na receita? Entenda quais riscos este excesso pode oferecer à sua saúde!

*Eduardo Magalhães



Em excesso, o sódio pode causar alguns problemas para

a saúde / Foto Shutterstock

Quais são os riscos do consumo de sódio para o corpo? 

Ele é um mineral fundamental ao organismo. O problema é o excesso, que pode levar à sobrecarga dos rins, hipertensão e riscos ao coração. Isso costuma ocorrer não pelo excesso de sal, mas, sim, quando temos uma alimentação rica em alimentos processados como presunto, mortadela, salsicha, enlatados e defumados, e temperos prontos como ketchup, maionese, shoyu, caldos de galinha, sopas instantâneas,  etc.

Uma alimentação mais natural, à base de frutas, legumes, grãos integrais,  gorduras boas e carnes magras, dificilmente levará ao excesso desse mineral,  mesmo consumindo sal integral (marinho ou rosa do Himalaya), sem exageros, até 5 g/dia (o equivalente a 2 g de sódio), em suas refeições.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui

O artigo Quais são os riscos do consumo de sódio para o corpo? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/quais-sao-os-riscos-do-consumo-de-sodio-para-o-corpo/11596

Deixe uma resposta