Quais são as causas e as consequências do refluxo? – em Pergunte ao especialista

Se você também sofre com este problema, confira o que pode causá-lo e as melhores formas de evitar o incômodo

*Por Eduardo Magalhães



O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para

o esôfago / Foto Shutterstock

Quais são as causas e as consequências do refluxo? Como é o tratamento?

O refluxo é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e acontece quando o esfíncter, anel que separa as duas regiões, não fecha bem. Isso ocorre por vários fatores, entre eles, hérnia de hiato, fumo, obesidade, gravidez e maus hábitos alimentares. Esse último leva a uma digestão fraca, fazendo que o alimento fique no estômago mais tempo do que deveria, favorecendo o refluxo que, quando crônico e em longo prazo, pode levar ao câncer de esôfago. 

Alimentos ricos em açúcares, cafeína, amido, laticínios e industrializados inibem a produção de enzimas digestivas essenciais à boa digestão. Após uma triagem que exclua fatores como a hérnia hiatal, é importante fortalecer a digestão, evitando os alimentos mencionados; melhorando a ingestão de água (no mínimo 40 ml/kg de peso por dia, e nunca durante as refeições); e usar mais vinagre, gengibre e limão, esse último em jejum.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Quais são as causas e as consequências do refluxo? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/quais-sao-as-causas-e-as-consequencias-do-refluxo/11616

Deixe uma resposta