Principais cuidados com a pele na gravidez – em Cuidados com o corpo

Estrias, manchas e acne são problemas comuns durante a gravidez. Consultamos uma especialista para indicar os principais cuidados com a pele na gestação. Confira!

Por Nathália Henrique



Principais cuidados com a pele na gravidez

Foto: Shutterstock

Estrias

A pele da gestante necessita de muito cuidado para evitar estrias. Segundo a dermatologista Juliana Neiva (RJ), além de hidratação por dentro e por fora é fundamental para a saúde e beleza da pele que vai esticar e depois voltar. Pesquisas mostram que até 70% das mulheres desenvolvem estrias na gestação. Isso ocorre provavelmente por alterações hormonais e também devido à grande distensão sofrida pela pele, principalmente nas mamas, abdome e quadris. 

Como evitar

– Comece a hidratar as mamas assim que souber da gravidez: essa região é a 1 a sofrer o estiramento da pele

– É importante manter-se no peso adequado

– Use diariamente cremes específicos com óleos logo após o banho com a pele ainda úmida. Aplique 2 vezes ao dia, durante o último trimestre. 


Manchas

O melasma é uma alteração de pigmentação da pele. Sabemos que existe uma tendência genética e que a exposição ao sol e os hormônios femininos estimulam o surgimento das manchas. Assim, são mais comuns em mulheres que tomam anticoncepcionais e principalmente durante a gestação. Muitas futuras mamães acham que ao engravidar devem abandonar o tratamento dermatológico. Porém, isto é um mito! “Realmente, há várias restrições, mas existem opções de cremes e até mesmo de ácidos que podem ser usados. Usar o filtro solar diariamente, previne o surgimento de manchas, e deve ser um aliado desde o início da gestação“, diz a dermatologista. 

Acne

A gravidez pode ser um gatilho para o surgimento de acne ou para a piora do quadro pré-existente. Por outro lado, muitas grávidas notam uma melhora da oleosidade. Sendo assim, não há uma só regra! Quando as espinhas aparecem, elas merecem atenção e tratamento. “A acne durante a gestação pode ser leve, moderada e até grave em alguns casos, e pode surgir em qualquer período durante a gravidez. O tratamento vai variar de acordo com o grau da acne e da área afetada“. conta Juliana. Existem restrições, mas o uso de sabonetes, cosméticos e medicamentos adequados evitam a piora do problema, e também sequelas da acne como manchas e cicatrizes. O filtro solar também é indispensável.

Obs: A surpevisão médica é essencial para cada caso. 

O artigo Principais cuidados com a pele na gravidez – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/principais-cuidados-com-a-pele-na-gravidez/8466

Deixe uma resposta