Poucas calorias e muita água: conheça os benefícios da pera e adicione a fruta a seu cardápio fitness! – em Nutrição

Com teor reduzido de calorias, muita água e alta concentração de vitaminas, a pera pode ser consumida crua ou em preparações doces e salgadas. Saiba mais benefícios da fruta!

Por Ana Paula Ferreira | Adaptação Ana Paula Ferreira



Se consumida com casca, a pera contribui ainda mais

para o bom funcionamento do intestino

Foto Shutterstock

Você já parou para pensar como a pera pode ser uma boa opção para adicionar ao cardápio? Além de ter apenas 50 calorias por unidade, a fruta possui, ainda, um altíssimo poder de hidratação: a água representa mais de 80% de sua composição.

Os benefícios que podemos encontrar nela também chamam bastante atenção, já que é uma verdadeira fonte de beleza e saúde de fácil acesso. “Além de ser ótima fonte de vitamina C, que ajuda na boa coagulação do sangue, na manutenção da imunidade e na produção de colágeno da pele, possui ainda vitamina A, importante para a visão e pele, e vitaminas do complexo B, que colaboram para o bom funcionamento do sistema nervoso central e do metabolismo energético”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Outro destaque da pera é a presença de minerais, especialmente o potássio, fundamental para a contração muscular e para a pressão arterial. “É ideal para quem faz atividades físicas em ambientes muito quentes ou quem precisa controlar a pressão arterial e, em complemento, apresenta manganês, magnésio e cobre, auxiliando na saúde dos ossos”, aponta a profissional. 

Como se não bastasse, a fruta ainda é rica em fibras, contribuindo para o bom funcionamento intestinal e para o controle do açúcar no sangue, principalmente se consumida com a casca. “Contém também antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células e prevenindo o organismo de doenças crônicas”, completa Renata. 

Como escolher 

Na hora da compra, observe se a casca está íntegra e sem pontos de amassados, que podem indicar que a pera está muito madura e deve ser consumida mais rapidamente ou utilizada em preparações. A parte do talo pode ajudar também: se estiver macia ao toque, já está pronta para ser ingerida; se estiver ainda muito firme, precisa de mais alguns dias para estar no ponto certo. Nas frutas maduras, o aroma é igualmente mais acentuado.

Como conservar 

Por ser uma fruta bem delicada, a pera deve ser armazenada em geladeira para ter uma validade maior, preferencialmente na gaveta de vegetais, onde a temperatura não é fria a ponto de machucar (“queimar”) a casca.

O artigo Poucas calorias e muita água: conheça os benefícios da pera e adicione a fruta a seu cardápio fitness! – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/poucas-calorias-e-muita-agua-conheca-os-beneficios-da-pera-e-adicione-a-fruta-a-seu-cardapio-fitness/11509

Deixe uma resposta