Por que você não consegue perder a barriga? – em Mulher de Corpo

Texto: Paola Machado | Adaptação: Nathália Henrique



Por que você não consegue perder a barriga?

Foto: Christian Parente


A gordura abdominal é a mais difícil de perder, pois é o reservatório natural do organismo. Embora os abdominais fortaleçam a região do CORE, para queimar os pneus é necessário, primeiro, reduzir o percentual de gordura do corpo. Infelizmente, eles são os que mais demoram a sumir. Mas nada é impossível! Se mesmo com uma dieta balanceada você não consegue se livrar desse mal, confira alguns obstáculos que podem estar atrapalhando.


Você está fazendo o exercício errado

Opte por movimentos combinados, de alta intensidade e que foquem na estabilidade do CORE. Eles recrutarão mais músculos, turbinando a queima de gordura. O movimento prancha isométrica, por exemplo, trabalha o corpo todo. Já o treinamento de força aumenta a massa muscular, que faz você queimar mais calorias durante o dia.

Você consome muitos alimentos processados

Pão branco, biscoitos, batatas fritas e açúcares refinados aumentam o processo inflamatório do corpo. A gordura da barriga está associada a essa inflamação, que dificulta a sua eliminação. Alimentos naturais como frutas, verduras e grãos integrais têm propriedades anti-inflamatórias e podem, portanto, reduzir ou impedir que a gordura acumule na região.

Você está ingerindo as gorduras erradas

Pesquisas relacionam a alta ingestão de gordura saturada ao aumento da gordura visceral. Por isso, opte pelas monoinsaturadas (como azeite de oliva e abacate) e tipos específicos de poliinsaturadas (principalmente ômega-3, encontrados em nozes e peixes gordos, como o salmão). Mas, cuidado! Exagerar em gorduras de qualquer tipo aumenta seu consumo de calorias e pode levar ao ganho de peso.

O treino está leve demais

Um estudo publicado na revista americana Medicine and Science in Sports and Exercise revelou que quem realiza um treino de alta intensidade perde mais gordura da barriga em comparação a quem segue um plano de baixa intensidade. Na verdade, os exercícios leves não apresentam mudanças significativas nas curvas. Com os treinos intensos, você queima mais calorias em menos tempo.

Você está estressada

Os hormônios do estresse, como o cortisol, podem fazer seu corpo elevar a quantidade de gordura estocada e também aumentar a quantidade de células adiposas. Relaxe!

Você dorme pouco

Sua qualidade de sono é péssima? Dorme tarde ou muito pouco? Um estudo com quase 70 mil mulheres descobriu que aquelas que dormiam cinco horas ou menos por noite eram 30% mais propensas a ganhar 30 ou mais quilos do que aquelas que dormiam sete horas. O Instituto Nacional de Saúde sugere que as pessoas durmam de sete a oito horas por noite.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 309

O artigo Por que você não consegue perder a barriga? – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/por-que-voce-nao-consegue-perder-a-barriga/6800

Deixe uma resposta