Por que a pílula anticoncepcional funciona? Descubra! – em Mulher de Corpo

A pílula anticoncepcional age em seu corpo de diversas maneiras, garantindo até 99% de eficácia. Mas, quais são esses mecanismos? Especialista reponde, veja só!

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Ana Paula de Araujo



Como a pílula anticoncepcional funciona?

Por que a pílula anticoncepcional funciona?

Foto: Freeimages

A pílula anticoncepcional funciona de três formas: primeiro, chega à hipófise, glândula que libera os hormônios para os órgãos reprodutores, e depois, aos ovários. “Lá, ela mantém os níveis de estradiol e progesterona constantes, evitando a ovulação”, explica Alfonso Massaguer, ginecologista e diretor clínico da Clínica Mãe (BA).

A pílula anticoncepcional também faz que o muco cervical, que fica no colo uterino, fique mais espesso, impedindo a passagem dos espermatozoides, além de evitar que o revestimento interno do útero se prepare para abrigar um embrião. O método é hoje utilizado por mais de 100 milhões de mulheres e se usado corretamente, garante até 99% de eficácia. No entanto, não deve ser usado indiscriminadamente.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318

O artigo Por que a pílula anticoncepcional funciona? Descubra! – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/por-que-a-pilula-anticoncepcional-funciona-descubra/9127

Deixe uma resposta