Planta mediterrânea mata células cancerígenas de tumor cerebral, aponta estudo

Veja a matéria completa sobre Planta mediterrânea mata células cancerígenas de tumor cerebral, aponta estudo e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Substâncias naturais representam uma importante fonte de novas moléculas com atividades terapêuticas em muitas doenças

Thinkstock/Getty Images

Um estudo de pesquisadores da Seconda Università degli Studi di Napoli, na Itália, demonstrou que o estrato aquoso da planta Ruta graveolens é capaz de matar células de glioblastoma, sem afetar as células saudáveis. 

“O glioblastoma multiforme é um tumor cerebral altamente agressivo, cujo prognóstico é ainda sombrio. Embora existam a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, somente 5% dos pacientes com glioblastoma sobrevivem. Para os outros, a morte acontece em média após 15 meses do diagnóstico. Há um grande esforço da pesquisa biomédica para encontrar novos remédios ou curas contra esse tumor”, explica Luca Colucci-D’Amato, professor de Patologia geral do Departamento de Ciências e Tecnologias ambientais, biológicas e farmacêuticas da Seconda Università di Napoli (SUN). 

>> MAIS: 20 mitos e verdades sobre o câncer

Mito: ingestão de leite prejudica o tratamento do câncer. Foto: Getty ImagesMito: o consumo de adoçantes provoca o surgimento da doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: uso de desodorantes pode causar câncer de mama. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: falta de higiene nas regiões íntimas não está relacionado ao câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: somente quem tem histórico familiar está sujeito a desenvolver a doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: câncer é uma doença contagiosa. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: pessoas negras não têm câncer de pele. Foto: Getty ImagesMito: segurar a urina dá câncer de bexiga. Foto: sinais do estresseMito: implantes de silicone podem provocar câncer de mama. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: alimentos preparados no microondas podem provocar câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: um câncer pode ser causado por uma pancada. Foto: Thinkstock/Getty ImagesMito: todo nódulo ou tumor se transformará em câncer. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: câncer tem cura. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de curá-lo. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: homens também podem ter câncer de mama. Foto: Thinkstock PhotosVerdade: consumo de álcool e tabaco elevam as chances de desenvolvimento da doença. Foto: Getty ImagesVerdade: quanto maior a idade, maiores as chances de desenvolvimento de um câncer. Mas isto não significa que jovens não estejam sujeitos à doença. Foto: Thinkstock PhotosVerdade: fazer sexo sem preservativos aumenta risco de desenvolvimento da doença. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: falta de vitamina D pode aumentar os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Foto: Getty ImagesVerdade: HPV está relacionado ao desenvolvimento de tumores no ânus, e nos órgãos da região da cabeça e do pescoço. Foto: Thinkstock/Getty ImagesVerdade: ter filhos mais tarde (após os 30 anos) aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer de mama. Foto: Thinkstock

O estudo pré-clínico, publicado no periódico científico PLOS One, mostrou como o extrato aquoso, obtido da planta Ruta graveolens L. é capaz de induzir a morte das células do glioblastoma cultivadas in vitro. A pesquisa, conduzida por Luca Colucci-D’Amato, foi financiada por vários programas de fomento à pesquisa na Itália.

As substâncias naturais representam uma importante fonte de novas moléculas com atividades terapêuticas em muitas doenças, incluindo o câncer. Particularmente, Ruta graveolens L. é uma planta herbácea da família das Rutáceas, muito difundida na Itália. Pertencem a essa família também os cítricos. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE

O artigo Planta mediterrânea mata células cancerígenas de tumor cerebral, aponta estudo foi originalmente publicado em http://ig.saude.feedsportal.com/c/33518/f/637141/s/47d7c20c/sc/27/l/0Lsaude0Big0N0Bbr0Cminhasaude0C20A150E0A70E0A50Cplanta0Emediterranea0Emata0Ecelulas0Ecancerigenas0Ede0Etumor0Ecerebral0Eaponta0Eestudo0Bhtml/story01.htm

Deixe uma resposta