Pessoas que consumem fibras envelhecem melhor, diz estudo – em Nutrição

Um estudo apontou que o consumo de fibras pode oferecer menos deficiências, disfunção cognitiva, depressão, problemas respiratórios e doenças crônicas, incluindo diversos tipos de câncer e derrame. Entenda!



O estudo apontou que pessoas que consumiram fibras

tiveram menos problemas de saúde ao envelhecerem

Foto Shutterstock

* Por Daniela Jobst, nutricionista e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional dos EUA.

Um estudo australiano analisou mais de 1.600 adultos a partir dos 50 anos, para observar doenças sistêmicas e perdas sensoriais. E adivinhem: quem consumiu mais fibras envelheceu melhor! Essas pessoas tiveram menos deficiências, disfunção cognitiva, depressão, problemas respiratórios e doenças crônicas, incluindo diversos tipos de câncer e derrame.

Então, se quiser escapar desses males na velhice, é preciso mudar os hábitos agora! Consuma mais fibras como feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilhas. Além desses grãos, sementes e cereais como aveia e chia podem ajudar. Como a semente da chia não tem gosto, você pode adicionar em receitas de pães, bolos e cozidos sem alterar o sabor dos alimentos. Experimente também salpicar sobre saladas de frutas, saladas de folhas e outros legumes. Brócolis, batata-doce, milho e abóbora também são ótimas opções de vegetais para enriquecer a sua dieta com fibras de alta qualidade, que regulam o funcionamento do intestino. Inclua esses itens no seu cardápio e colha os frutos em alguns anos.  

O artigo Pessoas que consumem fibras envelhecem melhor, diz estudo – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/pessoas-que-consumem-fibras-envelhecem-melhor-diz-estudo/11178

Deixe uma resposta