Pesquisadores desenvolvem método que dá fim às dores na coluna lombar e cervical – em Mulher de Corpo

A mais nova solução veio lá do outro lado do mundo: da Austrália. Saiba mais sobre a Estabilização Segmentar Vertebral, método que promete prevenir e acabar de vez com as terríveis dores na coluna lombar e cervical

Por Caroline Randmer | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial tem ou terá pelo menos um episódio de dor lombar durante a vida. No Brasil, o problema é a segunda causa que mais incapacita pessoas de irem trabalhar — a primeira é a cefaleia. 

A boa notícia é que o 13º Congresso Brasileiro para Estudo da Dor, promovido pela Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), reuniu profissionais para discutir o problema. Entre a produção de medicações que atuam em diferentes alvos do sistema nervoso, procedimentos minimamente invasivos, novos modelos de exercícios e estimulação magnética transcraniana, o tratamento da dor lombar tem evoluído em praticamente todas as áreas. “Os avanços da ciência, especialmente da neurociência, permitiram o desenvolvimento de novas tecnologias, o que tem um reflexo direto na criação de novos tratamentos e na qualidade de vida dos pacientes com lombalgia”, avalia Artur Padão Gosling, fisioterapeuta e mestre em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ).


A mais nova solução veio lá do outro lado do mundo: da Austrália. Pesquisadores desenvolveram um método que previne e acaba de vez com as dores na coluna lombar e cervical: a Estabilização Segmentar Vertebral.  O tratamento é realizado por meio de exercícios específicos e com o auxílio de um equipamento chamado Unidade Pressórica de Biofeedback. “Esse aparelho faz com que os músculos mais profundos da região, responsáveis por estabilizar a lombar, a pélvica e a cervical, voltem a contrair de forma correta”, explica Ana Gil, diretora do Espaço Ana Gil, do Rio de Janeiro (RJ).

Quer conferir mais notícias sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Pesquisadores desenvolvem método que dá fim às dores na coluna lombar e cervical – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/pesquisadores-desenvolvem-metodo-que-da-fim-as-dores-na-coluna-lombar-e-cervical/12134

Deixe uma resposta