Pescoço denuncia a idade, entenda o motivo e saiba como se cuidar – em Cuidados com o corpo

Com tantos cuidados com o rosto, acabamos esquecendo do pescoço, que também denuncia sinais da idade. Entenda porque isso acontece e saiba o que fazer

Texto Karina Hollo | Adaptação Ana Araujo



Cuidados com o envelhecimento do pescoço

Pescoço também denuncia idade!

Foto: Christian Parente

Você, eu e todas as Angels da Victoria’s Secret descobrimos os cremes anti-idade e as maravilhas que eles podem fazer pelo nosso rosto – prevenir rugas, alisar as primeiras linhas de expressão, manter a pele firme e radiante… Também já colocamos em nossa rotina o indispensável protetor solar facial diário – primeiro passo para manter o envelhecimento precoce bem longe. Mas, confessa, você estende esses cuidados para o pescoço? Precisa! Principalmente se vive olhando para o celular, hábito moderno que causa linhas profundas e que acabam com a beleza do decote (e não há aplicativo para dar jeito nisso…).

O processo de envelhecimento do pescoço é semelhante ao que ocorre em todas as regiões do corpo. “Essa área fica bastante exposta aos raios ultravioleta, também há perda de colágeno e de elasticidade, diminuição da espessura da pele, ressecamento, aumento da proliferação de rugas…”, alerta a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP).

A pele do pescoço é muito delicada porque possui poucas glândulas sebáceas, o que a deixa com pouca hidratação e proteção. Essa característica aumenta o risco de formação de cicatrizes e manchas. “Além disso, a derme é bem fina”, diz a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo. O resultado é que os sinais de flacidez e as rugas costumam aparecer logo.

Para combater o problema, Mônica Aribi, dermatologista de São Paulo, conta que vale usar os mesmos ativos e tratamentos indicados para a face, mas de maneira mais branda. “Por exemplo: cremes clareadores, se aplicados no rosto, devem ser usados no colo e pescoço também, mas com menor concentração”, diz. Sem falar que o rosto geralmente recebe tudo em gel, e colo e pescoço precisam mais de creme. Para turbinar os resultados, vários lasers podem ser usados no trio rosto-pescoço-colo, tirando anos do seu RG cutâneo.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 328

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Pescoço denuncia a idade, entenda o motivo e saiba como se cuidar – em Cuidados com o corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-corpo/pescoco-denuncia-a-idade-entenda-o-motivo-e-saiba-como-se-cuidar/10251

Deixe uma resposta