Paladar aguçado ajuda a manter o peso, veja 4 dicas para melhorá-lo – em Nutrição

Você sabia que ter paladar aguçado também ajuda a manter o peso? A seguir, listamos 4 dicas para você caprichar nos gostos e aproveitar os alimentos ao máximo

Texto Vand Vieira | Edição Giuliana Cury | Adaptação Ana Araujo



Paladar aguçado ajuda a manter o peso

Capriche nos gostinhos: paladar aguçado ajuda a manter o peso

Foto: Pixabay

As papilas gustativas presentes na língua encontram diversos obstáculos para desempenhar sua função. Boca seca, cigarro (sim, ele de novo!), radioterapia e o efeito colateral de alguns remédios contra o câncer ou antidepressivos também são lesivos. E nada de achar que isso é bom para emagrecer, viu? A inabilidade de sentir o gostinho daquela guloseima que mais parece um convite tentador para sair da dieta, ao contrário do que se imagina, faz a gente comer muito mais na hora de saciar vontades. O resultado é muitas calorias no prato e o disparo do ponteiro da balança. Ou seja, manter o paladar aguçado também é questão de manter o peso (e, claro, aproveitar o que há de melhor nos alimentos). Confira dicas de dar gosto para estimular seu paladar.

1. Dê uma folga aos snacks industrializados e à comida congelada, pois os montes de comida processada, repletas de sal, açúcar, gordura e realçadores de sabor sintéticos confundem as papilas gustativas e dificultam a percepção de gostos mais sutis. Após uma semana nesse detox, você estará mais propensa a decidir viver sem eles quando experimentá-los novamente.

2. Invista em alimentos ricos em zinco, como banana, brócolis, cereais, mariscos e chocolate. “Vale lembrar que esse mineral participa ativamente do metabolismo de carboidratos, proteínas, lipídeos e ácidos nucleicos, auxiliando ainda o organismo no processo de cicatrização e no fortalecimento do sistema imunológico”, ressalta Ana Luisa Vilela, nutróloga, de São Paulo.

3. Beba bastante água e masque chicletes sem açúcar (nunca em jejum, ok?) para dar um up na produção de saliva. Ela contribui para a proteção das células bucais.

4. Na hora de comer, nada muito quente ou muito frio. “A ageusia, redução ou perda do paladar, pode ser causada quando ingerimos alimentos ou bebidas em temperaturas extremas, ou quando exageramos em bebidas alcoólicas e refrigerantes, que contêm substâncias nocivas a esse sentido”, declara Norma Penido, otorrinolaringologista do Hospital 9 de Julho, de São Paulo.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Paladar aguçado ajuda a manter o peso, veja 4 dicas para melhorá-lo – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/paladar-agucado-ajuda-a-manter-o-peso-veja-4-dicas-para-melhoralo/10258

Deixe uma resposta