Overtraining: conheça 5 sintomas e saiba como tratar o mal – em Treino sob medida

Querendo resultados rápidos, muitos chegam ao overtraining, que pode trazer lesões sérias. Veja os sinais e saiba se você sofre desse mal

Texto Amábile Reis | Adaptação Ana Araujo



Overtraining: conheça os sintomas e saiba como tratar

Overtraining: conheça os sintomas e saiba como tratar

Foto: Shutterstock

Não se engane: treinar em excesso é tão prejudicial ao organismo quanto ser sedentária. “Muitas vezes, as pessoas que querem emagrecer vão com muita sede ao pote e exageram na dose. Como resultado, sobrecarregam as articulações, os músculos e os tendões, expondo essas estruturas a lesões”, afirma Alexandra Raffaini, médica intervencionista de dor, de São Paulo. Se você apresentar qualquer um desses sintomas do overtraining, diminua o ritmo:

1. Falta de energia para malhar

O corpo ficará tão cansado do treinamento intenso que não terá vontade de dar continuidade ao esporte no dia seguinte. Com o tempo, isso irá gerar uma fadiga crônica.

2. Dor de cabeça

“Ao exagerar na malhação, criamos uma sobrecarga postural e contraímos os músculos da região da cervical e do ombro. Isso comprime os nervos da base da cabeça, resultando na dor”, explica Alexandra.

3. Alterações de humor

Não tenha dúvidas: o overtraining a deixará nervosa, irritada e instável. Corte o mal pela raiz antes que seus amigos passem a reclamar do seu mau humor.

4. Dor na planta do pé e no calcanhar

Se você for corredora e estiver treinando além da conta, os membros inferiores serão os primeiros a sofrer.

5. Dificuldade para dormir

O treino excessivo causa estresse e ansiedade. Preste atenção se tiver insônia ou começar a despertar várias vezes ao longo da noite.

Overtraining: como tratar?

Crie um treino compatível com o seu condicionamento físico. “Para segurança total, contrate um profissional especializado e peça para que ele a avalie”, aconselha Alexandra. E nunca, jamais, deixe de tirar um dia para descanso.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 327

Assine já a CORPO e garanta 6 meses grátis de outro título

O artigo Overtraining: conheça 5 sintomas e saiba como tratar o mal – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/overtraining-conheca-5-sintomas-e-saiba-como-tratar-o-mal/10182

Deixe uma resposta