Obesidade: maioria acha que ela é consequência de outras doenças

Veja a matéria completa sobre Obesidade: maioria acha que ela é consequência de outras doenças e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.

Uma pesquisa que mapeou o conhecimento, as motivações e a efetividade dos tratamentos contra a obesidade revelou um dado preocupante: a maioria dos 1.000 entrevistados em cinco capitais brasileiras não considera a obesidade uma doença crônica. E mais: 55% acham que ela é consequência de alguma outra doença – o que não é verdade. Se não for tratado, o excesso de peso pode causar alterações cardíacas, artrose (pelo excesso de peso), hipertensão e diabetes, entre outros.

Veja no infográfico:
Como a obesidade afeta o corpo

O levantamento foi feito com pessoas de 39 anos, em média, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia e Porto Alegre. Do total de entrevistados, 49,9% tinham histórico de sobrepeso ou obesos na família (todos obesos há pelo menos seis anos) e 36,7% apontaram o estresse como um dos fatores que mais contribuíam para que o problema aumentasse. O trabalho também foi citado por 24,6% dos participantes.

“Uma dieta para países europeus, em que o organismo precisa de muitas calorias para se manter aquecido, não é ideal para um país tropical como o nosso. Às vezes a bisavó trouxe esses hábitos hipercalóricos de lá e a família continua seguindo até hoje – o resultado é uma família obesa”, diz o presidente da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), o endocrinologista Fadlo Fraige.

No quesito motivação, 57,8% das mulheres responderam à pesquisa dizendo que a razão pela qual desejam perder peso é a melhora da autoestima. Os homens escolheram a saúde como principal meta. A maioria dos entrevistados já fez algum tratamento para perder peso, como exercícios físicos, dietas restritivas e uso de medicação – mas não obteve sucesso no longo prazo.

Leia ainda:
Eles venceram a obesidade e revelam os segredos

A pesquisa, feita pela farmacêutica Allergan em parceria com a Associação Brasileira para o estudo de Obesidade (ABESO), a Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), revelou também que a maioria dos obesos sofre de algum problema de saúde em decorrência do sobrepeso. Hipertensão, dislipidemia (colesterol alto no sangue) e diabetes foram as complicações mais citadas.

Leia mais notícias de saúde

O artigo Obesidade: maioria acha que ela é consequência de outras doenças foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-07-03/obesidade-55-acha-que-ela-e-consequencia-de-outras-doencas.html

Deixe uma resposta