O melasma voltou, e agora? Saiba o que fazer quando as manchas persistem – em Cuidados com o rosto

Mesmo após de clareá-lo, o melasma pode, sim, voltar. Chamamos um especialista para contar como se livrar das manchas acastanhadas

Texto Mayara Neves | Adaptação Ana Paula de Araujo



Saiba o que fazer quando o melasma volta

Saiba o que fazer quando o melasma volta

Foto: Fábio Mangabeira

Eliminar o melasma não é uma tarefa fácil. Segundo Marcelo Bellini, dermatologista (SP), é possível clareá-lo, porém a informação para a produção da mancha continua presente. “E se há um grande acúmulo de melanina na derme profunda, o tratamento é ainda mais difícil”, acrescenta o especialista.

Além da exposição direta ao sol ou ao calor, qualquer inflamação na pele é capaz de estimular novamente a produção de melanina e piorar o melasma. “E se os procedimentos feitos para clareá-lo forem agressivos demais, existe a chance de ocorrer o efeito inverso, aumentando a mancha”, alerta Apolônia.

Tratamentos muito prolongados com uso de ativos clareadores potentes podem ainda destruir os melanócitos, causando o aparecimento de manchas brancas.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 319

O artigo O melasma voltou, e agora? Saiba o que fazer quando as manchas persistem – em Cuidados com o rosto
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/o-melasma-voltou-e-agora-saiba-o-que-fazer-quando-as-manchas-persistem/9237

Deixe uma resposta