O cortisol tem alguma ação positiva no organismo? Profissional responde – em Pergunte ao especialista

O colunista da CORPO Eduardo Magalhães esclarece quais funções positivas o hormônio tem no organismo

*Por Eduardo Magalhães



Apesar de ser o hormônio do stress, o cortisol tem ações

positivas no organismo. / Foto Shutterstock

Sei que o cortisol é o hormônio do stress. Mas ele tem alguma ação positiva no organismo?

Podemos dizer que se trata de uma molécula essencial à vida porque é o hormônio da sobrevivência – sem ele, nosso corpo não teria como reagir frente a uma ameaça ou produzir energia adequadamente. No entanto, quando em excesso no organismo, seja por stress crônico, seja por uso de corticoides ou doenças da glândula adrenal, o cortisol pode levar à osteoporose, perda de massa muscular, diminuição da memória, supressão do sistema imunológico, retenção de líquido e diabetes. 

Uma curiosidade: o stress crônico faz a glândula adrenal perder a capacidade de manter o cortisol elevado. As consequências? Cansaço, irritabilidade, dor de cabeça, fadiga muscular, compulsão por alimentos supercalóricos e dificuldade de concentração. Terapias e outras atividades relaxantes (exercícios moderados, inclusive), sono de qualidade e bons hábitos alimentares são as melhores maneiras de manter o cortisol sob controle.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer conferir mais sobre saúde? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo O cortisol tem alguma ação positiva no organismo? Profissional responde – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/o-cortisol-tem-alguma-acao-positiva-no-organismo-profissional-responde/10680

Deixe uma resposta