Mitos e verdades sobre os cabelos – em Pergunte ao especialista

Por: Caroline Sarmento



mitos-e-nerdades-cabelos

Seus cuidados com os cabelos são exagerados? Descubra!
Foto: Danilo Borges

 Para aliviar e alertar sobre os mitos e verdades que envolvem os cabelos, Vanessa Penteado, dermatologista e diretora médica da Clínica Pantheon (SP), tirou algumas dúvidas sobre os fios. Confira:

O cabelo cai mais no inverno e no verão cresce mais?

 


Verdade. A pele tem sensores que percebem a reação de maior e menor luminosidade dos ambientes. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além dos fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar no inverno. O sol, por sua vez, estimula a atividade de hormônios, como a prolactina e a melatonina, que aceleram a atividade do bulbo capilar e consequentemente o crescimento dos fios nos meses mais quentes.

 

Lavar os cabelos diariamente provoca a queda?

Mito. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorrem no bulbo capilar) do que aos fatores externos.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar?

Mito. De acordo com a dermatologista, os fios brancos significam a desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí, pois depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começa a surgirem outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado.

Aplicar gel todos os dias enfraquece os fios? 

Mito. Usar gel não causa a queda do cabelo, porém não é recomendado dormir com o gel nos fios, pois a haste do cabelo fica endurecida e pode quebrar com mais facilidade.

A alimentação e o estado emocional influenciam na saúde capilar? 

Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais forte. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar impedindo o crescimento do cabelo

Água quente prejudica a beleza dos fios?


Verdade. A água quente pode deixar os cabelos ressecados, ainda mais se são lavados diariamente. A alta temperatura da água estimula o aumento da oleosidade e favorece a queda. Quem apresenta dermatite e seborreia deve evitar água quente, pois devido ao aumento da oleosidade, é normal ocorrer piora da doença e mais queda dos fios. No inverno, procure lavar os fios com água morna.

A limpeza diária do couro cabeludo diminui a caspa?

Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos e comprometem o seu crescimento.

Medicamento para tratar queda de cabelo causa infertilidade?

Mito. Existem relatos que indicam que menos de 1% dos pacientes apresentaram esse efeito colateral. Além disso, este efeito é totalmente reversível com a suspensão do medicamento.

A tintura pode provocar a queda dos fios? 

Mito. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz do cabelo. Por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios. Afinal todo procedimento químico pode deixar os fios ais fracos e ressecados. A perda de cabelo ocorre somente em casos extremos.

Usar secador e chapinha aumenta a queda?

Mito. A queda de cabelo está relacionada aos problemas no couro cabeludo e não nos fios. O uso contínuo de secador e chapinha pode provocar a quebra do fio, devido à alta temperatura que danificam as proteínas capilares, tornando-os mais frágeis e quebradiços. Como estes aparelhos aquecem os cabelos, se não forem utilizados corretamente e/ou não for aplicado um protetor térmico, podem sim danificar a haste do fio. Porém, o uso correto e moderado não prejudica. O ideal é utilizar o secador com baixa temperatura e não aproximá-lo demais dos cabelos para não danificar o couro cabeludo.

Cabelos mais oleosos e com caspa tendem a cair mais?

Verdade. A oleosidade impede o crescimento saudável e causa queda. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e tais problemas podem ser fatores que levam à queda de cabelo.

*Dúvidas respondidas por Vanessa Penteado, dermatologista e diretora médica da Clínica Pantheon (SP)

Tem alguma dúvida? Envie para sitecorpoacorpo@gmail.com. Se selecionada, sua dúvida pode ser respondida por nossos especialistas.

O artigo Mitos e verdades sobre os cabelos – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/mitos-e-verdades-sobre-os-cabelos/2460

Deixe uma resposta