Ministério da Saúde entrega equipamentos para ampliar atendimento indígena

Veja a matéria completa sobre Ministério da Saúde entrega equipamentos para ampliar
atendimento indígena e fique por dentro de como cuidar da sua saúde.


População indígena recebe R$ 970 mil em equipamentos que vão beneficiar cerca de 1.500 famílias ribeirinhas e 9 mil indios

shutterstock/Reprodução

Na última quarta-feira (19), quando é comemorado o Dia do Índio, o Ministério da Saúde entregou 50 embarcações para as cerca de 50 aldeias da região do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Alto Rio Solimões.

Leia também: Ministério da Saúde confirma a morte de oito pessoas por febre amarela

Os barcos servirão para reforçar a assistência à saúde na região indígena
, onde 95% do transporte é fluvial o ano todo. O ministro interino da Saúde, Francisco Figueiredo estava no momento da distribuição dos equipamentos, que aconteceu em Tabatinga (AM).

“Os equipamentos que entregamos hoje são fundamentais para a população indígena que vive em regiões distantes ou de difícil acesso, garantindo consulta com profissionais de saúde, exames e acesso a medicamentos”, destacou Figueiredo.

 A comitiva da pasta também fez uma visita à sala da parturiente indígena da Maternidade Celina Vilacrez, espaço que garante às grávidas práticas indígenas na hora do parto.

“É um trabalho cada vez mais comprometido na construção de políticas públicas para a saúde indígena. Atualmente, mais de 95% das parturientes podem realizar o acompanhamento médico. Isto significa que a estrutura que buscamos melhorar já mostra resultados” anunciou o ministro interino.

Leia também: Suicídio de índios no Brasil chega a ser seis vezes maior do que taxa nacional

Figueiredo ainda falou sobre a importância da entrega das embarcações para a população que vive em regiões distantes ou de difícil acesso. Desse modo, os equipamentos poderão garantir a consulta com profissionais de saúde, exames e acesso a medicamentos, conforme foi assegurado por ele.  A pasta devera ainda entregar mais 50 embarcações para a região. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias.

Novos equipamentos

O Ministério da Saúde investiu R$ 970 mil em novos equipamentos. Isso, porque além dos barcos, também serão entregues 40 geradores de energia e três veículos Pick Ups, que vão atender dois Polos Base (unidades de apoio para o atendimento direto à população indígena) e uma Casa de Saúde Indígena (CASAI).

Essas medidas irão permitir reestruturar e dar agilidade ao atendimento de cerca de 1.650 famílias ribeirinhas e 9 mil indígenas.

As embarcações, equipadas com motores de 15hp, somam-se às 50 já entregues, em agosto do ano passado, que visavam apoiar no deslocamento dos profissionais de saúde e nas remoções de urgência dos pacientes aos Polos Base e Unidades de Saúde de referência.

 Já os 40 geradores de energia devem melhorar a condição do atendimento e suprir as necessidades das Unidades de Saúde, Polos Base, os sistemas de abastecimento de água dos locais que ainda não dispõe de energia elétrica, além das salas de vacina em caso de interrupção de energia no local.

Leia também: UPAs 24h poderão atender com apenas dois médicos, anuncia Ministério da Saúde

O artigo Ministério da Saúde entrega equipamentos para ampliar
atendimento indígena foi originalmente publicado em http://saude.ig.com.br/saude.ig.com.br/2017-04-20/ministerio-da-saude-investe-em-populacao-indigena.html

Deixe uma resposta