Menopausa precoce: saiba o que fazer nesta situação – em Mulher de Corpo

Também chamada de insuficiência ovariana prematura, a menopausa precoce acontece quando a última menstruação ocorre antes dos 40 anos. Saiba tudo sobre esta condição

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira

A menopausa — nome dado à última menstruação — costuma ocorrer entre os 45 e os 55 anos.  No entanto, há quem pare de menstruar antes dos 40 anos, uma condição chamada de insuficiência ovariana prematura, ou menopausa precoce. Os sintomas do climatério (fase de transição entre os ciclos reprodutivo e não reprodutivo da mulher) são os mesmos: fogachos (ondas de calor excessivo), secura vaginal, alterações de humor, diminuição da libido, entre outros.  

As causas da menopausa antes da hora são muitas: doenças autoimunes (ligadas à tireoide, como a tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves), quimioterapia, radioterapia, alterações hormonais, genética… A condição aumenta o risco de osteoporose, doenças cardiovasculares e Alzheimer.  

Na maioria das vezes, a terapia hormonal é o tratamento escolhido. “Como há queda nos hormônios produzidos pelos ovários, eles são repostos por meio de medicamentos. A escolha do método, dose e via de administração depende da necessidade e da indicação, que varia de caso a caso”, explica Renato de Oliveira, ginecologista e especialista em reprodução humana da clínica Criogênesis, de São Paulo (SP). 

A terapia deve ser bem indicada, pois tem uma série de efeitos colaterais: mal-estar, sangramento uterino e alteração dos níveis de pressão arterial são alguns deles. “O risco de câncer de mama associado à terapia de reposição, uma das maiores preocupações das pacientes, é pequeno, com incidência anual de menos de um caso a cada mil mulheres”, avisa o médico.

Quer conferir mais sobre saúde e bem-estar? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Menopausa precoce: saiba o que fazer nesta situação – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/menopausa-precoce-saiba-o-que-fazer-nesta-situacao/11782

Deixe uma resposta