Matizar ou Tonalizar os Cabelos

A matéria Matizar ou Tonalizar os Cabelos você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.

Hoje a dica é para as loiras de farmácia! Nada de errado em querer clarear as madeixas, não me atrevo a criticar as loiras falsas, pois sou uma, aliás, meu cabelo no momento é loiro escuro acinzentado, mais precisamente o loiro escuro acinzentado da Revlon Colorsilk. Enfim, quem pinta o cabelo de loiro sabe que não é fácil se livrar dos nuances alaranjados ou amarelados, nada desejáveis e para isso é preciso matizar ou tonalizar as madeixas. Mas qual é a melhor opção?

  • Matizar – usa-se tintura permanente, geralmente com amônia, dura mais e clareia mais.
  • Tonalizar – usa-se tonalizante sem amônia, dura menos e a neutralização é mais sutil.

Ambos os procedimentos são usados para neutralizar a cor dos cabelos e retirar tons acobreados, amarelados ou alaranjados. Matização dura mais do que a tonalização e os resultados são mais satisfatórios quando você deseja clarear vários tons, porém matizar danifica o cabelo bem mais do que tonalizar. Não tem jeito, se você clareia os cabelos ou faz luzes e usa tinturas com amônia, seu cabelo vai ficar debilitado. Amônia resseca e enfraquece os fios, podendo até deixá-los elásticos e quebradiços.

Como Matizar os Cabelos

matizar color perfect wella

 

Após descolorir os cabelos e ainda neles úmidos, use uma tintura no tom loiro claro de sua preferência (8.1 para loiros escuros, 8.11 para neutralizar tons laranja bem fortes e 10.1 para loiros mais claros) e água oxigenada volume 10. Siga as proporções indicadas no rótulo e deixe a mistura nos fios por 3 minutos. Importante: a água oxigenada volume 10 deve ser usada pois o cabelo recém descolorido já está com as cutículas bem abertas e bem fragilizados, esse volume já é suficiente.

Você também pode matizar seu cabelo quando o loiro ou luzes desbotarem, ficarem mais amarelados com o tempo ou ficarem esverdeados por causa do cloro de piscina. O procedimento é o mesmo, mas não precisa descolorir de novo.

Como Tonalizar os Cabelos

tonalizar color richesse loreal

 

Após descolorir os cabelos e ainda neles úmidos, use o tonalizante, revelador e 2 colheres de chá de creme de hidratação. Passe no cabelo todo e deixe agir por cerca de 8 minutos.

Quem tem cabelos resistentes e saudáveis, opte por matizar. Se seu cabelo estiver elástico, quebradiço e fragilizado, opte por apenas tonalizar. Cabelos relaxados ou alisados dever ser tonalizados para evitar maiores danos. Mais uma coisa, se você faz progressiva ou relaxa os cabelos, sempre tonalize após o alisamento, é comum que alisamentos termoativos desbotem os cabelos, portanto tonalização é recomendado nesses casos.

O artigo Matizar ou Tonalizar os Cabelos foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/matizar-ou-tonalizar-os-cabelos.html

Deixe uma resposta