Maquiagem que Faz Bem para a Pele: BB Cream e Maquiagem Mineral

A matéria Maquiagem que Faz Bem para a Pele: BB Cream e Maquiagem Mineral você lê em detalhes aqui, ou confira mais notícias sobre Moda, Saúde e Beleza em Produtos de Beleza.


Como o programa Bem-Estar, da Globo, resolveu falar de maquiagem mineral e BB cream, eu decidi postar novamente algumas informações que já estão aqui no PB há muito tempo.

Primeiramente, sobre a maquiagem mineral, em outro artigo no PB, explicamos direitinho o que realmente existe de “mineral” nesta tal maquiagem diferenciada. O PB é famoso por desmistificar muitas coisas na área da saúde e da beleza e contamos com a ajuda de muitos parceiros para isso, porém, mais especificamente sobre a maquiagem mineral, quem fez o papel principal foi a empresa Natura que, em poucas palavras, resumiu tudo:

“Segundo o depoimento da área de desenvolvimento de produtos da marca, toda a maquiagem tem ingredientes minerais, isso não é novidade no mercado. Nas maquiagens ditas minerais, o que acontece é a substituição de minerais quimicamente tratados por outros mais naturais (brutos) e uma abordagem de marketing de produto natural: que não agride a pele. Mas os ativos continuam sendo de alto impacto ambiental, de fontes não renováveis. Na Natura a inovação está justamente em trazer os mesmos benefícios de textura e aplicação, por meio da substituição destes ativos minerais por outros de origem vegetal, renovável. Ou seja, com menor impacto ambiental. Além disso, todos os produtos passam por rígidos testes dermatológicos que asseguram qualidade e minimizam chances de reação adversa. Assim, a Natura traz a sofisticação do benefício, respeitando o meio ambiente. Todo mundo sai ganhando.”

Como eu disse no outro post, nesse dia, a Natura ganhou todo o meu respeito. Eu até penso duas vezes antes de dizer que não gostei de algum produto deles aqui no PB depois disso. Penso mesmo! (RISOS)

Quanto ao BB cream, a Ju já explicou wm outro post aqui como fazer um em casa, além de explicar a função dos ingredientes.

Nós aqui do PB somos fãs da pomadinha de óxido de zinco. Eu, principalmente, adoro e uso todos os dias. Ultimamente descobri a Confiare Prevent da Medley, que é puro óxido de zinco e extrato de camomila, mas já há outras no mercado, que chamam agora de pomada para “prevenir” assaduras. O “prevenir” é por conta da ausência da Nistatina que há na composição das versões para “tratamento” de assaduras.

Então, é só pedir para o farmacêutico, pomadinha para “prevenir assaduras” que você achará a sua pomada de óxido de zinco ideal para fazer seu próprio BB cream e usar como protetor solar (o mais efetivo e duradouro que você pode imaginar), tratar feridinhas ou acne, misturar a uma base em pó e usar quando estiver com pressa de hidratar, proteger e maquiar a pele, enfim, todas as funções que estamos cansadas que falar pra vocês aqui no PB.

Para explicar novamente, que é o intuito deste post, vou falar de novo como funciona a proteção solar com o nosso queridinho óxido de zinco: Um protetor solar ideal é aquele que além de estável e seguro, protege a pele tanto dos raios UVA quanto dos raios UVB. Para isso, é necessário que este filtro absorva as radiações de comprimento de onda entre 290 a cerca de 370-400 nm (UVB e UVA). A radiação ultravioleta é a principal responsável pelos fotodanos cutâneos. Na prática, é comum separarmos a radiação UV em três partes: UVC (100-280 nm), UVB (280-320 nm) e UVA (320-400 nm).

O Óxido de Zinco é um pigmento de finas partículas micronizadas, que possui ampla faixa de proteção contra os raios UVB e UVA, em comprimentos de onda de até 380nm (ou seja, estamos além do comprimento UVB e no limite do comprimento UVA. Perfeito!

E para as moças que perderam o post da Ju, eis aqui a receitinha do BB cream dela (com minhas intervenções brasucas):

  • Pomada para assaduras de óxido de zinco (protege e matifica a pele.)
  • Base líquida (um pouco mais escura, pois ao misturar com os outros ingredientes, fica equilibrada. Sabe aquela que você comprou, errou a cor e deixou encostada? Reaproveite.)
  • Base em pó (geralmente, as bases em pó fáceis de achar aqui no Brasil são as minerais, que são caras para nós, porém, alguns pós compactos possuem boa cobertura e vão servir para este caso, principalmente, aqueles mais baratinhos que encontramos nas farmácias.)
  • Óleo de Rosa Mosqueta (fácil de encontrar e bem baratinho em qualquer farmácia.)
  • Óleos Essenciais ou extratos essenciais de sua preferência (eu adoro o de lavanda e é barato, em casas de produtos naturais, além de ter um cheirinho que relaxa e nos faz começar o dia bem.)
  • Hidratante Facial (qualquer um, mas o meu hidratante preferido para peles secas é a glicerina, porém, se você tiver a pele mista ou oleosa, não a use de jeito nenhum.)

Bom, este post é para nossas leitoras novatas. As leitoras do PB mais antigas estão por dentro disso tudo já faz tempo! ;-)

O artigo Maquiagem que Faz Bem para a Pele: BB Cream e Maquiagem Mineral foi originalmente publicado em http://www.produtosdebeleza.com/maquiagem-que-faz-bem-para-a-pele-bb-cream-e-maquiagem-mineral.html

Deixe uma resposta