Mamãe ativa: saiba como você pode treinar com seu bebê – em Treino sob medida

Embora a tarefa de conciliar tudo não seja nada fácil, hoje é possível fazer exercícios em casa e recuperar a forma na companhia de seu bebê. Duvida? Então, veja por onde começar!

Texto Ana Paula Ferreira



Treinar com seu bebê traz benefícios a você e ao pequeno!

Foto Divulgação

Durante a gestação e após dar à luz, muitas mamães deixam os exercícios de lado para se dedicarem aos bebês e acabam ganhando alguns – ou vários – quilinhos indesejados. 

Mas foi-se o tempo em que as crianças impossibilitavam as mulheres de treinar. Isso porque é possível fazer exercícios em casa para recuperar a forma. E porque não contar com a companhia de seu filho?

A especialista em exercícios pós-parto, criadora do programa de emagrecimento Mamãe Sarada, Gabriela Cangussú, nos deu várias dicas e explicou como pode ser benéfico treinar junto com seu bebê. Confira!

Quando começar a malhar?

De acordo com Gabriela, é ideal que o bebê comece a participar dos treinos a partir de cinco meses de idade. “Nesta fase ele está com o corpo mais durinho e com mais controle da cabeça”, explica ela. Já a mãe, se foi submetida a um parto normal, em 30 dias já pode recorrer às atividades físicas. Em casos de cesariana, é aconselhável esperar de 45 a 60 dias, se não tiver tido nenhum tipo de complicação no parto. “Para segurança, é sempre importante pedir a liberação do médico e do pediatra antes de dar inicio à rotina de treinamento”, alerta a profissional.


Benefícios para o bebê

A criança tem uma necessidade enorme de sentir o calor materno, por isso a especialista defende que incluí-la nas atividades físicas é uma forma de brincar, interagir e estar sempre por perto. “O bebê que vê a mãe se exercitar desde cedo e, principalmente, que participa ativamente disso, já fica com aquela sementinha plantada em sua memória sobre a importância da atividade física para a vida”, afirma Gabriela.

O peso do bebê como ferramenta

De acordo com a personal trainer, o bebê que participa dos exercícios atua como uma sobrecarga, “assim como aqueles pequenos halteres que usamos para fazer musculação”, explica. Ela afirma ainda que com a sobrecarga é possível alcançar um maior condicionamento físico e melhores resultados. “Não há limite de peso, os exercícios podem ser feitos com um bebê ou com uma criança maiorzinha. Tudo vai depender do preparo físico da mãe”, explica. Outra dica importante é respeitar a disposição e o ritmo da criança.

Quando amamentar

O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após. “Há uma diminuição dos níveis de IgA, ou imunoglobulina A, no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício. IgA é um anticorpo que protege o bebé contra vírus e bactérias”, explica. Na fase de amamentação, é preciso também ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos.

O artigo Mamãe ativa: saiba como você pode treinar com seu bebê – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/mamae-ativa-saiba-como-voce-pode-treinar-com-seu-bebe/10972

Deixe uma resposta