Lipo, próteses e abdominoplastia: entenda tudo sobre os procedimentos – em Cirurgia Plástica

Antes de se submeter a uma cirurgia é preciso fazer uma programação e seguir uma série de cuidados para não colocar a saúde em risco e garantir o resultado esperado. Saiba mais!

Texto: Lela Malzone / Realização: Tomaz Souza Pinto



programe-se-antes-de-realizar-uma-cirurgia-plástica

Problemas como hipertensão, altas taxas de triglicérides, colesterol e glicemia são
impeditivos para uma cirurgia. Por isso, cuide da sua saúde primeiro!
Foto: Danilo Borges 

Você acorda um dia, se olha no espelho e pensa: “Bem que eu ficaria mais bonita se tivesse seios maiores. Acho que vou colocar silicone!” Aí você liga para sua amiga, pega o telefone do cirurgião plástico dela e trata logo de marcar uma consulta com o médico falando qual dia tem disponível para se submeter à operação. Do outro lado da linha, um balde de água fria… O médico avisa que é preciso passar por uma série de exames e consultas para averiguar se você é realmente uma candidata ao procedimento. “Infelizmente, tem gente que acredita que a cirurgia plástica seja algo simples e que não exija muitos cuidados porque lida com a estética. Mas assim como qualquer procedimento cirúrgico, é essencial saber se a paciente está preparada para a plástica tanto na parte da saúde quanto psicologicamente — já que vai lidar com um visual novo”, explica Rodrigo Otávio Carbone, cirurgião plástico (SP).

Todo cuidado é pouco

O primeiro passo que você tem de tomar quando decidir que realmente quer se submeter a uma cirurgia plástica é procurar um profissional bem preparado. “O médico deve ter formação em cirurgia plástica. Muitos se intitulam, mas não têm formação. A paciente deve consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para se certificar de que o especialista com quem pretende operar é membro dessa instituição”, adverte Bárbara Machado, cirurgiã plástica e chefe da equipe médica da Clínica Ivo Pitanguy (RJ). Depois de checar essa informação, marque uma consulta e veja se você simpatiza com o médico. “Isso é muito importante, já que o vínculo médico/paciente é estabelecido na base da confiança”, comenta Rodrigo Carbone. Após a escolha do cirurgião plástico, é chegada a hora de fazer a análise da região do corpo que você pretende operar, para checar se é possível ou não realizar o procedimento desejado. Se for, o médico vai solicitar uma série de exames laboratoriais para verificar suas condições de saúde: sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax e avaliação cardiológica. Além disso, existem os exames específicos para cada cirurgia, como ultrassom de parede abdominal (lipoaspiração e abdominoplastia) e mamografia (mamoplastia de aumento ou redutora).

Tempo, dinheiro e afins…

Depois de receber todos os seus exames e averiguar se estão normais, o cirurgião vai liberar o agendamento da cirurgia. É claro que para chegar a esse ponto você já combinou com ele qual é o valor do procedimento, como será o pagamento, quais são os cuidados necessários antes e depois da plástica e, principalmente, em que hospital será feita a intervenção cirúrgica. Sim, é isso mesmo que você leu: hospital! “No consultório, só podem ser realizados pequenos procedimentos, como aplicação de preenchimentos faciais e toxina botulínica. Todas as demais cirurgias devem ser realizadas em centro cirúrgico”, alerta Chris Willenshofer, cirurgião plástico (RJ). Essa medida é essencial, pois caso aconteça qualquer problema durante a operação, como um sangramento excessivo ou uma queda abrupta dos batimentos cardíacos, você já vai estar em um ambiente equipado com os aparelhos necessários para socorrê-la da melhor maneira possível.

As mais cobiçadas

Boa parte da ala feminina sonha em desfilar por aí com curvas sequinhas, barriga chapada e seios poderosos. Quando nem a natureza e a dupla dieta + ginástica conseguem atingir esses objetivos, é natural que algumas recorram à cirurgia plástica para conquistar a silhueta dos sonhos. Veja a seguir as características dos procedimentos mais procurados pelas moçoilas

 

O artigo Lipo, próteses e abdominoplastia: entenda tudo sobre os procedimentos – em Cirurgia Plástica
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/corpo-e-rosto/cirurgia-plastica/lipo-proteses-e-abdominoplastia-entenda-tudo-sobre-os-procedimentos/3643

Deixe uma resposta