Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino? – em Pergunte ao especialista

O iogurte é um alimento com benefícios inquestionáveis à saúde. Contudo, será que ele também pode fazer essa função?

*Por Eduardo Magalhães



Opte sempre por iogurtes fermentados artesanalmente

Foto Shutterstock

Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino?

Sem dúvida. Ele é um alimento ancestral e com benefícios inquestionáveis à saúde, o problema está nos industrializados. 

Além dos malefícios do leite de origem industrial, que aumenta inflamação e processos alérgicos por meio de um quadro conhecido por disbiose (desequilíbrio entre os micro-organismos que compõem a flora intestinal), esses iogurtes contêm substâncias tóxicas — como corantes, conservantes, derivados de petróleo nas embalagens de plásticos, açúcar refinado ou adoçantes artificiais — que interferem no equilíbrio entre as bactérias que vivem naturalmente no intestino, impedindo que haja um desenvolvimento das boas e favorecendo a proliferação das patogênicas. Para alcançar maior prazo de validade, eles ainda passam pelo processo de pausterização, o que acaba matando os lactobacilos “do bem”. 

O ideal é que os iogurtes possuam “culturas vivas e ativas”, como no caso dos fermentados artesanalmente, que utilizam fontes vegetais como coco, amêndoas, castanhas ou nozes.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre nutrição? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Iogurtes podem alimentar bactérias ruins do intestino? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/iogurtes-podem-alimentar-bacterias-ruins-do-intestino/11628

Deixe uma resposta