Iogurte melhora desempenho na academia – em Nutrição

Saiba como o iogurte ajuda a melhorar o desempenho em atividades físicas e transforme-o em sua primeira opção na hora do lanche

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Ana Paula de Araujo



Iogurte melhora desempenho na academia

Iogurte melhora o desempenho em atividades físicas

Foto: Gustavo Arrais

Um iogurte por dia é capaz de fazer milagres por seu desempenho na pista, na bike, na piscina, na academia… Um estudo publicado no jornal científico Clinical Nutrition, mostrou que o laticínio melhora o desempenho em atividades físicas graças à capacidade de prevenir doenças respiratórias.


O estudo foi feito com 465 pessoas fisicamente ativas que ingeriram probióticos todos os dias por cinco meses. Ao final do período, foi constatada a redução do risco de moléstias do trato respiratório em 27%, além do aparecimento tardio de sintomas como falta de ar durante a prática de exercícios. Com isso, o rendimento dos participantes aumentou e muito. “É que a boa capacidade cardiorrespiratória garante melhores resultados”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme (SP).

A explicação para o fenômeno está nos probióticos, micro-organismos do bem que dão aquela força ao sistema imunológico. A bebida equilibra a flora intestinal, impedindo que as bactérias más prevaleçam sobre as boas. “Quando há um aumento dos agentes patogênicos, a imunidade e a absorção de nutrientes diminuem. Essa situação contribui para o aumento de infecções e, consequentemente, a queda do desempenho esportivo”, explica Liane Schwarz Buchman, nutricionista da Body Health (SP).

A respiração é importante para quem se exercita pelo fato de o corpo utilizar oxigênio para obter energia para a atividade. Talvez por isso as modalidades que possuem mais portadoras de males como bronquite, asma e gripes sejam as aeróbicas — entre elas natação, ciclismo, corrida e triatlo —, que exigem um maior esforço respiratório.

Por isso, se você pratica alguma delas, não deixe de incluir o iogurte na próxima lista de compras!

Revista Corpo a Corpo | Ed. 304

O artigo Iogurte melhora desempenho na academia – em Nutrição
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta/nutricao/iogurte-melhora-desempenho-na-academia/9173

Deixe uma resposta