HIIT ou LISS: descubra qual ? o melhor tipo de treino para perder peso – em Treino sob medida

Que tal perder peso e, de quebra, dar um fim no temido efeito platô? Então descubra qual tipo de treino pode te ajudar nessa missão!

Por Karine César | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Para quem quer perder peso, qual rotina de exercícios é melhor: HIIT ou LISS? O primeiro já é bastante conhecido. Trata-se do Treinamento de Alta Intensidade Intervalado, que consiste em um trabalho curto e intenso que varia de dez segundos a dois minutos. Durante esse tempo, o corpo usa principalmente o glicogênio armazenado nos músculos.

Entre seus benefícios estão o aumento do metabolismo, a preservação da massa magra e a queima de gordura.  Mas como ele é muito intenso, não deve ser feito todos os dias porque o corpo precisa de tempo para se recuperar. Mesmo assim, entre as sessões de HIIT, o organismo continua queimando calorias.


Já no LISS — Baixa Intensidade em Estado Estacionário —, o exercício pode durar de dez minutos a duas horas. Como o próprio nome diz, ele é realizado em baixa intensidade e tem longa duração. É ótimo para melhorar o fluxo sanguíneo, deixar o coração mais forte e, nos estágios iniciais, queimar gordura.

No entanto, devido ao princípio de adaptação, o corpo rapidamente se torna contraproducente para o objetivo de perda de peso. Sendo assim, uma pessoa teria de se exercitar mais e por longo tempo apenas para queimar a mesma quantidade de calorias do início. Por isso, um estudo da Universidade do Novo México indicou um equilíbrio entre ambos.  Isso faz que o corpo tenha de “adivinhar” o tipo de atividade e ajuda a prevenir o efeito platô.

Para saber mais sobre treino, corra para as bancas ou garanta sua Revista Corpo a Corpo através do site da Editora Escala

O artigo HIIT ou LISS: descubra qual ? o melhor tipo de treino para perder peso – em Treino sob medida
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/fitness/treino-sob-medida/hiit-ou-liss-descubra-qual-e-o-melhor-tipo-de-treino-para-perder-peso/12496

Deixe uma resposta