Hábitos saudáveis ajudam coração a funcionar melhor – em Mulher de Corpo

Alimentação saudável, prática de exercícios e exames regulares são alguns dos hábitos que todos devem seguir para prevenir doenças do coração. Confira dicas de especialista

Por Nathália Henrique



Hábitos saudáveis ajudam coração a funcionar melhor

Foto: Freeimages

Adotar medidas saudáveis em nosso dia para garantir uma vida longa e livre de doenças cardiovasculares é uma tarefa que quanto mais cedo adquirida, melhor.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) essas doenças são as principais causas de morte em todo mundo. Confira algumas dicas do cirurgião cardíaco da Beneficência Portuguesa (SP), Marcelo Sobral, para prevenir problemas como: acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e infarto. 

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso

O cigarro é um grande vilão para o coração. Fumar aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial, além de contrair as artérias causando graves descontinuações nos batimentos cardíacos. Já a ingestão sem moderação de bebidas alcoólicas pode levar o coração a sérias complicações como: arritmias e enfraquecimento das células musculares cardíacas. 


Controle o peso

A obesidade é um fator que influência muito no desenvolvimento de problemas cardiovsculares, já que o sobrepeso faz com que o coração trabalhe em excesso, o que pode desencadear um quadro de insuficiência cardíaca, doença que impede o coração de bombear sangue de maneira efetiva para o corpo. 

Pratique exercícios físicos

Abandonar o sedentarismo não é somente uma prática para se conquistar um corpo esbelto e sarado, exercícios físicos garantem melhoras significativas para o bom funcionamento do coração, pois melhoram o condicionamento vascular, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Porém, é primordial antes de qualquer opção de exercício físico, que seja consultado um profissional, neste caso um educador físico, para que se avalie o estado físico da pessoa, assim como, as indicações e necessidades individuais. 

Consuma alimentos saudáveis

Com a correria do dia a dia, tornou-se cada vez mais comum optar por soluções práticas, o consumo de comidas industrializadas que muitas vezes são ricas em sódio e gordura, além do açúcar, são grandes inimigos do coração. O recomendado para aqueles que desejam proteger seu coração é abusar de frutas, legumes, cereais e peixes. 

Faça um check-up regularmente

Esperar que os sintomas apareçam é um grande erro cometido pela maioria dos pacientes que chegam aos consultórios médicos. O check-up cardiológico é fundamental, mesmo para indivíduos saudáveis e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano, independente do sexo, a partir dos 30 anos ou quando o especialista julgar necessário. Estar sempre atento à saúde é muito importante para prevenir as doenças cardiológicas e evitar mortes súbitas.

O artigo Hábitos saudáveis ajudam coração a funcionar melhor – em Mulher de Corpo
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/mulher-de-corpo/habitos-saudaveis-ajudam-coracao-a-funcionar-melhor/8535

Deixe uma resposta