Há risco em consumir adoçante diariamente? – em Pergunte ao especialista

Saber o que você está consumindo é importantíssimo para manter a saúde em dia. Descubra qual tipo de adoçante é mais indicado e se ele pode ser usado diariamente!

*Por Eduardo Magalhães

Quais os riscos de se consumir adoçante diariamente?

Existem tipos e tipos, e neste caso é importante separar o joio do trigo. Adoçantes artificiais como aspartame, sucralose, sacarina, etc., segundo estudos científicos, têm relação com Alzheimer, depressão, disbiose, compulsão por doces, obesidade, câncer e, por isso, deveriam ser evitados. Já os naturais, como xilitol e estévia, ou mesmo o açúcar mascavo, açúcar de coco e mel orgânicos não têm essa relação e poderiam fazer parte de nossa alimentação. 

Porém, bom mesmo seria evitar todo tipo de adoçante,  para que o organismo voltasse a se acostumar com o sabor doce natural dos alimentos e, assim, pudéssemos manter uma alimentação mais adequada aos nossos genes. Em um primeiro momento de suspensão,  pode parecer difícil, mas após 40 dias é possível perceber que a vontade por doces já não será a mesma, e manter o peso e a saúde se torna uma tarefa mais fácil.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre saúde e alimentação? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!

O artigo Há risco em consumir adoçante diariamente? – em Pergunte ao especialista
foi originalmente publicado em http://corpoacorpo.uol.com.br/blogs/blogs/pergunte-ao-especialista/ha-risco-em-consumir-adocante-diariamente/11687

Deixe uma resposta